Recordar: João Manuel

NOME COMPLETO
João Manuel Loureiro dos Santos
NOME
João Manuel
DATA DE NASCIMENTO
31/08/1967
NATURALIDADE
Moimenta da Beira
POSIÇÃO
Médio
ESTREIA
Ac. Viseu 0-0 Marítimo (28/08/1988)
PRIMEIRO GOLO
Os Nazarenos 0-4 Ac. Viseu (17/09/1989)
JOGOS
135
GOLOS
12
ÉPOCAS
88/92

José Mourinho apelidava-o de campeão! Tinha razão!
Nascido e formado em Moimenta da Beira foi ao Viseu e Benfica (86/88) que o Académico o foi buscar para se estrear pelo nosso clube na primeira divisão. De camisola negra vestida passou 4 anos sempre com grande classe e brilhantismo. Saiu do Académico mas continuou de negro vestido na Académica de Coimbra (92/95) sempre na Divisão de Honra. 

Seguiu-se a União de Leiria (95/04) onde fez parte dos planteis históricos daquele clube. Terminou no Moreirense (04/05) onde lhe foi diagnosticada a doença que o viria a vitimar – esclerose múltipla. 
Nunca foi um fora de série, é certo, mas foi sempre daqueles laboriosos e dedicados, de antes quebrar que torcer, um jogador que qualquer treinador quer ver na sua equipa. Foi, sobretudo, um ser humano fantástico.
Faleceu faz hoje 10 anos…

10 thoughts on “Recordar: João Manuel

Add yours

  1. Recordo-me perfeitamente dele no Viseu e Benfica ainda na 3ª Divisão. Trabalhador e disciplinado, mantinha a equipa sólida ajudando os defesas e iniciando os ataques. Que saudades, ai, ai… Em 88/89 foi para o CAF e o SVB acabou por descer aos distritais.

    Gostar

  2. “Nunca foi um fora de série, é certo, mas foi sempre daqueles laboriosos e dedicados(…)”
    Em poucas palavras, está definido o jogador João Manuel.

    “Foi, sobretudo, um ser humano fantástico”
    Não tive a oportunidade de o conhecer pessoalmente, mas conheço quem teve e confirma o que aqui foi dito.

    18 de Maio de 2005, foi um dia verdadeiramente triste para o futebol português: de manhã, morria o João Manuel. Ao princípio da noite, o Sporting era derrotado em pleno Alvalade, pelo CSKA, na final da Taça UEFA.

    Nuno Costa
    Viseu

    Gostar

  3. Hoje recordo o João Manuel com muitas saudades, fazia 44 anos. As brincadeiras de criança, na adolecência e já como adultos, fomos sempre o que se pode chamar grandes amigos. Foi um GRANDE AMIGO de quem nunca me vou esquecer. Saudades.

    Gostar

  4. Foi um excelente jogador e um grande profissional. Tive oportunidade de o entrevistar quando já estava bastante debilitado pela cruel esclerose e ainda fiquei mais bem impressionado pela sua força. Que descanse em paz onde esteja

    Gostar

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑