Recordar: Gil

NOME COMPLETO
Gil Alberto Graça Andrade
NOME
Gil
DATA DE NASCIMENTO
01/09/1975
NATURALIDADE
Guiné Bissau
POSIÇÃO
Avançado
ESTREIA
Ac. Viseu 1-0 Oliveirense (05/11/2000)
PRIMEIRO GOLO
Ac. Viseu 3-0 Cucujães (04/02/2001)
JOGOS
32
GOLOS
4
ÉPOCAS
00/02


Jogou no CAF de 2000 a 2002. Depois disso conhecem-se passagens por Sátão (01/04, 07/08), Social Lamas (04/07), e Arouca (07/08).  

Recordar: SC Covilhã 1-0 Ac. Viseu FC

Complexo Desportivo da Covilhã, 1 de setembro de 2013
5ª Jornada da Liga 2 Cabovisão
Árbitro: Daniel Cardoso (Aveiro)
Sp. Covilhã: Taborda, Tiago Lopes, Rocha, Edgar, Alex Kakuba, Massaia (Paulico, 48), Gilberto, Tiago Martins, Carlos Manuel (Adriano, 75), Báta (Gui, 89) e Forbes. Treinador: Francisco Chaló.
Ac. Viseu: Hélder Godinho; Tomé, Thiago Pereira, Cláudio, Tiago Gonçalves e Marco Lança (Cafú, int); Paulo Monteiro, Capela e João Alves (João Martins, 73); Ouattara e Zé Rui (Leonel, 73). Treinador: Filipe Moreira.
Expulsão: Capela 41
Golo: Báta 38 (1-0)
Ligações:

Análise Individual Ac.Viseu 0x2 Oriental – Bura o escolhido

Bura – 3 – O escolhido pela magia do futebol como o melhor academista em campo. Venceu muitos duelos na defensiva academista, onde foi o patrão. Acabou a ponta-de-lança face às “não-opções” ofensivas no banco academista. Ainda tentou de livre repetir a proeza da 1ªjornada.

(fotografia autoria Jorge Paulo)
Janota – 2 – Um bom par de intervenções na 1ªparte. Ligado irremediavelmente ao 2º golo sofrido, embora não seja o único “culpado”. Força nº1!

Tiago Costa – 2.5 – Enquanto esteve em campo, entregou-se ao jogo. Saiu amarelado.

Tiago Gonçalves – 2 – À imagem da equipa, o capitão academista não teve um bom jogo. Displicente na forma como atrasou a bola a Janota, quando este estava já apertado pelo avançado lisboeta.

Kiko – 2 – Não foi uma estreia feliz. Não teve preponderância ofensiva. Parece assertivo defensivamente, mas não deu profundidade ao flanco esquerdo.

Romeu Ribeiro – 3 – A par de Bura, dos melhores academistas. Foi exemplar na abordagem aos lances.

Capela – 2 – Um importante regresso à equipa. Não teve, contudo, ainda um jogo ao seu nível. Será peça-chave.

João Gradissimo – 2 – Teve uma ou outra iniciativa digna de registo e um remate de relativo perigo.

Bruno Carvalho – 2 – Jogo apagado do 25 academista. Foi um dos sacrificados na hora das substituições.

Yuri – 2.5 – Irrequieto no ataque. Mostrou alguns pormenores interessantes. Acabou em evidente quebra física.

Diogo Fonseca – 2 – Jogo esforçado do PL academista. Teve uma ocasião de golo. Muito desapoiado no ataque.

Tomé – 1.5 – O regresso ao Fontelo após lesão. Mais uns minutos em campo para ganhar ritmo.

Fábio Martins e Alex Porto – 1 – Pouco acrescentaram à equipa.

Recordar: João Manuel

NOME COMPLETO
João Manuel Loureiro dos Santos
NOME
João Manuel
DATA DE NASCIMENTO
31/08/1967
NATURALIDADE
Moimenta da Beira
POSIÇÃO
Médio
ESTREIA
Ac. Viseu 0-0 Marítimo (28/08/1988)
PRIMEIRO GOLO
Os Nazarenos 0-4 Ac. Viseu (17/09/1989)
JOGOS
135
GOLOS
12
ÉPOCAS
88/92

José Mourinho apelidava-o de campeão! Tinha razão!
Nascido e formado em Moimenta da Beira foi ao Viseu e Benfica (86/88) que o Académico o foi buscar para se estrear pelo nosso clube na primeira divisão. De camisola negra vestida passou 4 anos sempre com grande classe e brilhantismo. Saiu do Académico mas continuou de negro vestido na Académica de Coimbra (92/95) sempre na Divisão de Honra. 

Seguiu-se a União de Leiria (95/04) onde fez parte dos planteis históricos daquele clube. Terminou no Moreirense (04/05) onde lhe foi diagnosticada a doença que o viria a vitimar – esclerose múltipla. 
Nunca foi um fora de série, é certo, mas foi sempre daqueles laboriosos e dedicados, de antes quebrar que torcer, um jogador que qualquer treinador quer ver na sua equipa. Foi, sobretudo, um ser humano fantástico.
Faleceu faz hoje 10 anos…

Recordar: Dinho

NOME COMPLETO
Raimundo Figueiredo dos Santos
NOME
Dinho
DATA DE NASCIMENTO
31/08/1951
NATURALIDADE
Brasil
POSIÇÃO
Avançado
ESTREIA
Belenenses 0-0 Ac. Viseu (09/09/1980)
PRIMEIRO GOLO
Ac. Viseu 4-0 Limianos (03/02/1981)
JOGOS
22
GOLOS
6
ÉPOCAS
80/81

Uma época no Académico de Viseu onde marcou 6 golos em 22 jogos ele que raramente era titular. Jogou também no Vitória de Guimarães (76/80), U. Madeira (81/82) e Minas da Borralha (83/85).

Recordar: CD Tondela 1-1 Ac. Viseu FC

Estádio João Cardoso, 31 de agosto de 2014
5ª Jornada da Liga 2
Árbitro: André Narciso (Setúbal)
Tondela: Rui Nereu, Edu Machado, Vítor Alves, Deyvison, Pedro Araújo, Fábio Pacheco (Carraça, int), Bruno Monteiro, Tiago Barros (Joel Silva, 66), André Carvalhas, Piojo (Luís Machado) e Tozé Marreco. Treinador: Carlos Pinto.
Ac. Viseu: Ivo Gonçalves; Tomé, Pedro Santos, Tiago Gonçalves e João Carneiro; Alphonse, Alex Porto e João Coimbra (Tiago Costa, 71); Tiago Almeida (João Ricardo, 78), Luisinho e Tiago Borges (Paulo Roberto, 82). Treinador: Alex Costa.
Expulsão: João Carneiro 86
Golos: Tiago Almeida 60 (0-1), Tozé Marreco 87 gp (1-1)
Ligação:

Notícia de interesse academista

Forbes, avançado guineense, é o último reforço do Académico de Viseu. O atleta de 26 anos, que tem contrato com o Vitória de Setúbal, vai ser emprestado por uma temporada. 

A contratação de Forbes, nome há muito reclamado pelo técnico Ricardo Chéu, vai ser anunciada oficialmente esta segunda-feira. 


O avançado guineense, que na última época fez nove jogos pelos sadinos, esteve em 2013/2014 no Covilhã, onde marcou 13 tentos em 41 jogos.

Notícia e foto in A Bola

Ac. Viseu 0-2 COL Oriental

Estádio do Fontelo em Viseu.

Académico de Viseu – Janota, Tiago Costa (Tomé, 62), Bura, Tiago Gonçalves, Kiko, Capela (Alex Porto, 73), Gradíssimo, Romeu Ribeiro, Bruno Carvalho (Fábio Martins, 55), Yuri e Fonseca.
(Suplentes: Ruca, Ricardo Ferreira, Tomé, João Ricardo, Lameirão, Alex Porto e Fábio Martins).
Treinador: Ricardo Chéu.
Oriental –  Rafael Veloso, Amorim, Daniel Almeida (André Almeida,46), Hugo Grilo, João Pedro, Tiago Mota, Tom (Bruno Aguiar, 71), Henrique (Fernando, 63), Júlio César, Hugo Firmino e Peter.
(Suplentes: Rafael Marques, Edson Silva, Valdo, Bruno Aguiar, Fernando, André Almeida e Figo).
Treinador: João Barbosa.
Árbitro: Luís Godinho (Évora).
( Foto Jorge Paulo )

Ação disciplinar: cartão amarelo para Tiago Costa (47), João Pedro (64), Hugo Firmino (75), Yuri (75), Kiko (83), Bruno Aguiar (87) e Fábio Martins (90+4).

Assistimos hoje no Fontelo a uma tarde de mau futebol de parte a parte.
Os adeptos academistas, estavam entusiasmados com a possibilidade de subir ao topo da tabela classificativa, e não lhes passava pela cabeça outro resultado que não a vitória.
O que aconteceu em campo foi bem diferente, mas já lá vamos…
Em relação ao jogo com Braga B, entraram para a equipa, Kiko, Capela, Gradissimo, e Yuri. Curioso que em relação a este ultimo jogador, ficámos a saber que pertence ao plantel Academista. Nem o site da Liga, faz referência a este jogador no plantel.
A equipa academista entrou amorfa em campo e assim se manteve durante toda a partida. Os passes, teimavam em sair errado, processos muitos lentos, falta de garra e atitude. Nem o calor, nem o estado do relvado podiam desculpar tamanha falta de aplicação.
Ao Oriental, o jogo estava a correr de feição, face á inoperância academista, e mostrou-se sempre uma equipa muito tranquila, sem grandes preocupações em atacar.
O Académico atacava mais pela direita, através do reforço “surpresa” Yuri, que nos pareceu bom tecnicamente, mas com pouca eficácia, uma vez que foram poucas as vezes em que conseguiu cruzar para a área adversária e criar perigo. Na esquerda, Bruno de Carvalho, passou ao lado do jogo, ao contrário do que tinha acontecido nos jogos anteriores.
A segunda parte, trouxe uma equipa viseense cada vez mais “nervosa”, e um Oriental, com mais garra, e com vontade de levar algo mais que o empate.
O factor decisivo para o desfecho final da partida residiu no banco de suplentes. O Oriental face ás fragilidades do meio campo academista, apostou em homens de ataque, Ricardo Chéu, não o conseguiu, porque no seu banco de suplentes, as soluções eram escassas, caindo a escolha mais uma vez, no desinspirado Fábio Martins.

Quase no fim do jogo, surgiu o golo do Oriental, falha de marcação na área academista, e Fernando coloca a sua equipa em, vantagem.
Pouco ou nada havia a fazer por parte dos viseenses, e na falta de melhor, não restou solução a  Ricardo Chéu, que não fosse pedir a Bura, para se colocar na posição de ponta de lança.

Quase a terminar, asneira de Tiago Gonçalves, que em vez de passar a bola a Tomé, optou por “oferecer” um presente envenenado a Janota, que não ficou nada bem na fotografia, e permitiu o segundo golo de Fernando na partida.

Consumada a primeira derrota academista, e em cima do fecho de inscrições, convém fazer algumas considerações em relação ao plantel academista:

O Académico não tem jogadores para salvaguardar as lesões de Tiago Borges e Carlos Eduardo.

O Académico parece uma equipa talhada para ganhar alguns pontos fora de casa, dando a iniciativa de jogo ao adversário, mais complicado vai ser quando tiver de tomar a iniciativa e jogar em ataque continuado.

Ficou mais que evidente que faltam extremos e pontas de lança, que façam com que a equipa esteja á altura das pretensões da sua direção.

O mercado fecha amanhã, face á ideia que nos passaram no início da época, e face ao esforço financeiro exigido aos sócios, é legítimo pedir mais…


João Nunes, Socio nº 81 do AVFC.

Apresentação do reforço: Yuri

NOME COMPLETO
Yuri Nascimento Araújo
NOME
Yuri
DATA DE NASCIMENTO
13/04/1996
NATURALIDADE
Brasil
POSIÇÃO
Extremo
ESTREIA
Ac. Viseu 0-2 Oriental (30/08/2015)
JOGOS
1
ÉPOCAS
15/16

Não é normal, mas a verdade é que hoje apresentamos um novo reforço já depois de ele se estrear com a camisola academista.
Yuri já tinha feito vários jogos na pré época academista, vem proveniente do Lusitano. Nos Trambelos fez parte da equipa de junior e acabou por também por jogar no Campeonato Nacional de Seniores de 2014/2015.
No Brasil jogou (formação) no Sorocaba.

Bem-vindo ao melhor clube do mundo!

Recordar: Óscar

Nome: Óscar
Posição: Defesa
Estreia: Académica 10-1 Ac. Viseu (23/09/1962)
Jogos: 17
Épocas no Ac. Viseu: 62/63
Foto de A Bola (07/01/1961)

Óscar chegou ao CAF proveniente do Farense onde esteve emprestado pelo Sporting Clube de Portugal. 

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑