Recordar: António Borges

Nome: António Manuel Jesus Borges

Data de nascimento: 20/04/1955
Naturalidade: Chaves
Posição: Treinador
Épocas no Ac. Viseu: 09/10
O Académico jogava na II Divisão, o treinador que havia começado a época era Luís Almeida, mas as coisas não estavam a correr bem aos academistas, que tinham sido eliminados da Taça de Portugal, em casa contra uma equipa da III Divisão – o Benfica de Castelo Branco – e que depois de 6 jogos para o campeonato tinha averbado duas vitórias e quatro derrotas ocupando desta forma os derradeiros lugares da tabela classificativa.

António Borges ingressou no Académico após a derrota caseira com o Pampilhosa (um incrível 4-5) e o seu primeiro jogo foi no terreno do Monsanto e não correu bem uma vez que o Académico perdeu por 1-0.

Nos 22 jogos em que orientou o Académico conseguiu 8 vitórias, 7 empates e 7 derrotas, marcou 20 golos e sofreu 19 mas não conseguiu evitar a descida. Pode-se dizer que o AVFC desceu pelos jogos que fez em casa. Fora, por exemplo, conseguiu vitórias verdadeiramente fantásticas – como o 0-3 ao Tondela e o 1-3 ao Eléctrico – mas em casa perdeu jogos com o Operário e Marinhense – equipas perfeitamente ao seu alcance – que lhe poderiam ter valido a salvação.

No final da época o Académico era 12º classificado e desceu por não ter sido o melhor 12º das 3 zonas, numa regra difícil de entender, mas o certo é que as regras eram mesmo essas.

António Borges não deixou saudades nos dirigentes – quem não se lembra das palavras do presidente?! – mas pelo que nos foi dado a perceber, os jogadores estavam com ele.

1 thoughts on “Recordar: António Borges

Add yours

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑