FC Porto B 3-2 Ac Viseu FC – Análise individual: Sandro Lima

Difícil a escolha, que esteve entre Sandro Lima , Luisinho e Ivo. Ivo em tudo o que fez esteve bem e se a tónica do jogo fosse a 1ª parte manter-se na 2ª, seria ele certamente o melhor. Luisinho destacou-se nos lances mais perigosos e com uma assistência para golo. Mas Sandro mostrou durante os 90 minutos que podemos contar com ele como ponta de lança forte, goleador e só o Guarda redes no final tirou o que seria o justo 2º golo de Sandro.

Sandro Lima -4 – Do início ao fim, fisicamente impecável. Batalhador na frente de ataque, bem a jogar com os pés de costas para a baliza. Teve uma ocasião na 1ª parte mas a bola saiu fraca. Na 2ª parte marcou o golo que deu esperança e no final teve um quase golo, negado em cima da linha pelo Guarda Redes. Considerado o melhor em campo pela consistência, pelo golo, pelo esforço e por ter sido ele o homem da quase-reviravolta.

Ivo – 4 –  Seguro. Na 1ª parte sofreu 2 golos sem poder fazer nada. Depois teve 3 intervenções muito boas a negar golos ao Porto B. Na 2ª parte foi praticamente um espectador , sem grande intervenção no jogo. No golo de penalty sofrido ainda tocou mas não foi suficiente.

Tomé – 2,5 – Uma exibição com 2 partes. Na 1ª parte não se deu bem com Kelvin, que conseguia trocar as voltas ao nosso lateral direito. Na 2ª parte, não deu tanto espaço e subiu muito no terreno. O cruzamento para o 1º golo é dele e teve mais bons centros .

Pedro Santos – 2,5   – Não se colocar uma nota positiva porque a derrota deve-se a golos sofridos com muito espaço na área. Embora na 2ª parte tenha estado bem, mas sem “deslumbrar”

Eridson -2,5 – Forte nas alturas mas ainda algo instável no posicionamento. Tambem não sai isento nos golos e nas ocasiões criadas na 1ª parte pelo Porto B

Dalbert – 3 – Forte fisicamente, a ganhar algumas bolas de cabeça é importante. Subiu bem no terreno na 2ª parte, com boas combinações com Luisinho ou Tiago Almeida. Em termos de defesa, foi dos melhores  também, apesar da apatia geral em alguns momentos defensivos. Do outro lado apanhou Ricardo, internacional e jogador da equipa A, que na 2ª parte quase não se viu

João Ricardo – 2,5 – Talvez pela falta de minutos e entrosamento, não foi de facto forte no meio campo, principalmente no 1º tempo. O Porto B teve muitos espaços nos primeiros 30 minutos. Na 2ª parte mostrou-se bem e foi dele a abertura para Tomé na jogada do 1º golo.

Clayton – 3,5 – Consistente , foi dos mais regulares no 1º tempo na luta do meio campo e tentou aparecer na área. Melhor na 2ª parte, protegeu bem a bola, ganhou com a entrada de João Coimbra e acabou por marcar bem o golo à ponta de lança no 3-1.

Tiago Borges- 2 – Algo ausente no meio campo, pouca bola, Lutador mas não parecia estar a conseguir dar acutilância ao ataque. Foi o 1º sacrificado nas substituições. Parece-nos que jogará melhor mais na frente.

Luisinho -4 – Melhor na 2ª parte do que na 1ª , em que esteve mais “ausente”. A partir da entrada de João Coimbra, Luisinho abriu o livro e começou a criar ocasiões, ir à linha, ganhou vários cantos e de um deles centrou para o golo do 3-2. No final, a jogada do “quase 3-3” , um centro perfeito do nosso mágico.

Tiago Almeida – 2,5 – Exibição positiva a tentar criar espaços na 1ª parte. Negativo o falhanço do penalty, embora bem defendido, mas nestas coisas é difícil saber onde está o mérito de um e o demérito de outro. Na 2ª parte baixou de produção e acabou por sair

João Coimbra  – 4 – O talento , a organização e a vontade de João Coimbra vieram ao de cima e beneficiaram muito a equipa com a sua entrada. A equipa começou a jogar mais apoiado, a descobrir mais espaços, a flanquear e a aparecer também na área. Só não considerado o melhor em campo porque Sandro Lima “durou”  os 90 minutos.

Paulo Roberto – 3 – Uma exibição que não teve muita bola mas teve a vantagem de alargar o ataque e perturbar a defesa do Porto. Fez parte ativa da boa exibição da 2ª parte.

João Carneiro  – 2 – Praticamente sem intervenção no jogo, tentou dar apoio na esquerda e ajudou  a soltar Luisinho para criar mais ocasiões.

Recordar: Abel

NOME COMPLETO
Daniel Fortes Vieira
NOME
Abel
DATA DE NASCIMENTO
30/11/1963
NATURALIDADE
Cabo Verde
POSIÇÃO
Médio
ESTREIA
U. Leiria 3-2 Ac. Viseu (06/09/1987)
PRIMEIRO GOLO
Ac. Viseu 3-1 Beira Mar (11/10/1987)
JOGOS
104
GOLOS
29
ÉPOCAS
87/90



Hoje, 30 de Novembro de 2014, este ex jogador do Académico de Viseu faz 51 anos.

Nasceu em São Vicente (Cabo Verde) e tem o nome completo de Daniel Fortes Vieira mas era conhecido no mundo do futebol como Abel. 

Era um médio e actuou no Académico de Viseu de 87 a 90. Depois disso teve uma época no Boavista (90/91) jogando ainda no Maia (90/91), União de Leiria (91/96), acabando a carreira no Vila Real (96/97).  

Com 16 golos foi o melhor marcador do ano civil de 1988.

Hoje em dia encontra-se radicado em Cabo Verde.

Parabéns Abel!

Ligações:  

Entrevista de Abel ao nosso blogue.

Recordar: Ibraima

NOME COMPLETO
Ibraima So
NOME
Ibraima
DATA DE NASCIMENTO
30/11/1987
NATURALIDADE
Guiné-Bissau
POSIÇÃO
Médio
ESTREIA
Ac. Viseu 0-2 Portimonense (16/09/2012)
JOGOS
48
ÉPOCAS
12/14

Duas épocas no nosso clube. Estreou-se com Carlos Agostinho como treinador, subiu de divisão com Filipe Moreira, Ricardo Chéu era o treinador quando abandonou o clube em direcção ao Famalicão (14/15).
Estreou-se em jogo caseiro com o Portimonense, em partida a contar para a Taça de Portugal, e daí para a frente, na sua primeira época de Académico, e daí para a frente só falhou 3 jogos, dois deles por castigo. Foi eleito uma vez como melhor em campo e em janeiro de 2013 foi eleito por nós como jogador do mês.
No início da época seguinte, 2013/2014, lesionou-se no início da época e só utilizado pela primeira vez já o mês de outubro corria rapidamente para o fim.
Na segunda época foi utilizado em 19 jogos, 11 como titular e oito como suplente utilizado. Com a chegada de Ricardo Chéu foi perdendo preponderância, só foi utilizado em 7 jogos e seis desses como suplente utilizado.
Outros clubes: Caniçal (06/08), Machico (08/09), Morais (09/10), Cruzado Canicense (10/11) e Varzim (11/12).

Faz hoje 27 anos. Parabéns!

Recordar:AA Avanca 0-0 Ac. Viseu FC

Parque de jogos do AA Avanca, 30 de Novembro de 2008

11ª Jornada da III Divisão, Série C
Árbitro: José Laranjeira

Avanca: Renato, Jonathan, Américo, Ricardo, Miguto, Jaime, Miguel Ângelo (Nelson, 65), Hélder Mendes, Dedé (Mané, 45), Hugo Santos (Gonzaga, 88) e Pesquina. Treinador: Fernando Pereira.

Académico de Viseu: Augusto, Filipe, Calico, Tiago Gonçalves, Leandro, Casal, Álvaro (Luís Costa, 61), Filipe Figueiredo (Fernando Ferreira, 61), Éverson, Rui Santos e Zé Bastos (Lopes, 89). Treinador: José Miguel Borges

FC Porto B 3-2 Ac. Viseu FC

FC PORTO B-ACADÉMICO DE VISEU, 3-2
Segunda Liga, 16.ª jornada
29 de Novembro de 2014
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Ricardo Baixinho (Lisboa)
Assistentes: Ricardo Luiz e Pedro Pereira
Quarto árbitro: Pedro Miguel Ribeiro

FC PORTO B: Raul Gudiño; David Bruno (cap.), Lichnovsky, Zé António e Kayembe; Tomás Podstawski, Tiago Rodrigues e Otávio; Kelvin, Ivo Rodrigues e Ricardo
Substituições: Kayembe por Víctor García (53m), Tiago Rodrigues por Francisco Ramos (63m) e Ivo Rodrigues por André Silva (68m)
Não utilizados: Kadú, Diego Carlos, Leandro Silva e Frédéric
Treinador: Luís Castro

ACADÉMICO DE VISEU: Ivo; Tomé, Eridson, Pedro Santos (cap.) e Dalbert; Clayton, João Ricardo e Tiago Borges; Luisinho, Sandro Lima e Tiago Almeida
Substituições: Tiago Borges por João Coimbra (59m), Tiago Almeida por Paulo Roberto (69m) e Pedro Santos por João Carneiro (87m)
Não utilizados: Ricardo Ribeiro, Tiago Gonçalves, Filipe Nascimento e Alex Porto
Treinador: Ricardo Chéu

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Kelvin (12m), Ricardo (17m), Ivo Rodrigues (61m, pen.), Clayton (70m) e Sandro Lima (85m)
Disciplina: cartão amarelo a Lichnovsky (31m), Eridson (61m), João Coimbra (76m) e Kelvin (90+4m)



Era mais fácil fazer copy paste do jogo da época passada, no dia 16 de Março. Em tudo idêntico ao de hoje, a equipa do Académico começou cedo a perder, chegando a uma desvantagem de 3-0 e depois iniciou uma recuperação na exibição e no resultado. E tambem no final, praticamente a fechar o desafio, falhou uma oportunidade flagrante aos 90m, o que faria o 3-3. Na altura por Fausto Lourenço, hoje por Sandro Lima. Fica por isso um sabor amargo por esta derrota, até por termos falhado um penalty que daria o 2-1 e certamente poria o jogo mais equilibrado.


Mas reportando-nos a hoje, os primeiros 10 minutos foram de equilíbrio e da tentativa do Académico em jogar largo e nao só cá atrás na defesa.
Luisinho e Tiago Almeida iam tentando furar, mas sem grande consequência.
Aos 12 minutos, um revés, com Kelvin a trabalhar no ataque, finta Tomé, entra na área, e com bastante espaço para rematar, faz o primeiro golo.
Passados 5 minutos, novo trabalho de Kelvin na esquerda sobre Tomé, centra e aparece na pequena área Ricardo Pereira (jogador da seleçao de Sub-21) a cabecear a fazer o segundo golo.
A defesa do Académico neste minutos estava num sufoco. Kelvin, Otávio e Ricardo iam dando água pela barba.
Mostra disso foram as 3 grandes defesas de Ivo, entre os 20 e os 35 minutos.
Mas por volta da meia hora o momento do jogo.. Penalty assinalado sobre Sandro Lima. Tiago Almeida parte para a bola … mas o Guarda redes estica-se e defende. Ficaria 2-1 e concerteza relançava o jogo, só que desta forma ainda mais desmoralizada a equipa ficou.
Há tambem um centro de Luisinho na direita a que Sandro Lima responde mas com um pontapé frágil e facilmente defensável.
O FC Porto B ia por isso até ao intervalo a comandar o resultado e as operações.
Aos 41 minutos uma situação inesperada mas que levou perigo à baliza do FCPorto. O árbitro marca livre indireto a favor do Académico porque o Guarda redes terá agarrado a bola , jogado com os pés e novamente agarrado. Estes livres causam mais sensação de perigo do que verdadeiramente perigo real, tal é o numero de jogadores na barreira. (Nota: Chegaram os sprays aos jogos do Académico para marcar a zona da barreira)
 Mas mais uma vez, o GRedes defendeu o remate de Tiago Almeida e na recarga um defesa portista tirou a bola da baliza, após remate de Dalbert.

Na 2ª parte tudo diferente.
O Académico entrou muito bem, a pressionar o meio campo e a defesa do Porto B e com maior dinamismo. Parece que o intervalo fez bem à equipa que começou a criar sensação de querer chegar ao golo.
Tiago Borges surge mais construtor e tambem na área. Numa dessas ocasiões, entra na área mas o remate sai fraco para a defesa do redes.
Após um canto, o mesmo Tiago remata mas por cima da baliza de Raul Gudiño.
O Académico mostrava ter mais homens no ataque e maior dinamismo.
Aos 59 minutos um dos momentos importantes, a entrada de João Coimbra para o lugar do Tiago Borges.
A partir daí intensificou-se a pressão academista.
João Coimbra começa a pautar o jogo, a ler melhor e a encontrar  mais soluções. Tomé aparece tambem mais interventivo e surgem do lado direito boas jogadas.
Surge entretanto um livre direto de Luisinho para as maos de Raul Gudiño.
Numa das poucas jogada do Porto com perigo efetivo, aos 62 minutos, um avançado entra na área e é tocado . Lance para penalty. Desta vez nao falhou naquela baliza.. e ficou feito o 3-0 por Ivo Rodrigues.
Pouco depois, aos 71 , uma boa jogada em que João Ricardo faz um passe longo para a direita, onde Tomé domina muito bem a bola, centra e aparece no coração da área Clayton a fazer de cabeça o golo. Gooooooooooooooooooloooo Académico!!
Foi  um bom tónico, porque a partir daqui só deu Académico.
Ricardo Chéu tira entretanto Tiago Almeida para a entrada do Paulo Roberto.
Com mais um avançado, Paulo Roberto ajudou  a abrir espaços na defesa portista e a criar mais problemas e ocasiões.
De vários cantos que principalmente Luisinho ia ganhando, um deles deu golo. Canto na esquerda e ao primeiro poste surge em antecipação Sandro Lima a pentear a bola para dentro da baliza. Goooooooooooooooooooooooooooolo Académico!
Estava feito o 3-2 aos 87 minutos e o assédio à baliza portista era agora mais evidente que nunca.
Aos 91 minutos, surge um lance que fez gritar golo. Luisinho mais uma vez bem na esquerda, centra impecavelmente e Sandro Lima muito bem na área cabeceia para golo. Mas o Guarda redes mexicano do Porto consegue com uma palmada tirar a bola mesmo na linha de golo. Seria o justo 3-3!

Fim do jogo, vitória injusta na nossa opinião porque na segunda parte justificava-se mais um golo para o 3-3. De qualquer forma fica o aviso da entrada receosa do Académico que provocou alguma tremideira e os 2-0 logo aos 17 minutos.

Aqui fica o resumo do jogo, via site do FC Porto:

Recordar: Tellechea

Nome: Óscar Eduardo Tellechea
Data de nascimento: 29/11/1913
Naturalidade: Argentina
Posição: Defesa
Jogos: 40
Golos: 6
Épocas no Ac. Viseu: 47/50, 71/72

Tellechea começou a sua carreira no país natal onde actuou no Estudiantes de La Prata de 1928 a 1936. Na época de 36/37 veio para a Europa, mais precisamente para França, onde actuou no Sochaux (36/37) alcançando o título gaulês. Seguiu depois para o Sport Reunis Colmar (37/38) – um clube que hoje em dia joga numa divisão equivalente ao nosso CNS. O último clube em França foi o Metz (38/39).

Para fugir à guerra, Tellechea veio para Portugal. Começou por actuar  no Académico do Porto (apenas seis meses), Belenenses (40/41), Estoril (41/43) e no Famalicão (43/47).

Veio para o Académico de Viseu em 1947. O treinador de então, no CAF, era o também argentino Sbarra, no entanto por motivos de saúde Sbarra teve que deixar o nosso clube, e Tellechea acumulou as funções de treinador/jogador. Levou o Académico à final da III Divisão de 47/48 tendo perdido essa final para o Cova da Piedade (5-2) e consequentemente subiu à II Divisão.

Na época 49/50 chegou à fase final da II Divisão lutando para subir, à I Divisão, com o Boavista, Oriental e União de Montemor. Subiram os dois primeiros

Como treinador voltou ao Académico de Viseu em 71/72 mas acabou por não terminar a época, sendo “despedido” à 19ª jornada.

Outros clubes como treinador: Académica (50/54), Torreense (54/56), Guimarães (56/57), Barreirense (58/59), Beira Mar (61/62), Sp. Covilhã (63/65), Portimonense (66/67) e União de Tomar (69/70).

Hoje comemora-se o 101º aniversário do seu nascimento!

Recordar: Ac. Viseu 0-1 Operário

Estádio Municipal do Fontelo 29 de Novembro de 2009
9ª Jornada da II Divisão, Zona Centro

Ac. Viseu: Augusto, Ruben, Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique, Álvaro, Fernando Ferreira (Zé Bastos 63), Rui Santos, Marco Almeida, Hugo Seco e Guima. Treinador: António Borges.

Operário: Nuno Ricardo (Armindo 69), Luís Soares, Hugo Grilo, Bruno Melo, Jorginho, Ruizinho, Amaral (Rodrigo Borges, 78), Marco Aurélio (Costinha, 57), Paulo Letras, Leonel e Hugo Santos. Treinador: Francisco Agatão.

Expulsão: Ruizinho 47

Golo: Costinha 69 (0-1)

Ligações:

Crónica do jogo
Melhor em campo

Notícia de interesse academista

NOME COMPLETO
Ricardo José Moutinho Chéu
NOME
Ricardo Chéu
DATA DE NASCIMENTO
14/05/1981
NATURALIDADE
Vila Nova de Foz Côa
POSIÇÃO
Treinador
ESTREIA
Ac. Viseu 2-0 Marítimo B (12/01/2014)
ÚLTIMO JOGO
Ainda em actividade
MAIOR VITÓRIA
Feirense 0-3 Ac. Viseu (16/02/2014); Ac. Viseu 3-0 Farense (29/01/2014); Ac. Viseu 3-0 Santa Clara (22/11/2014)
MAIOR DERROTA
Portimonense 4-0 Ac. Viseu (27/04/2014)
JOGOS
20
VITÓRIAS
11
EMPATES
1
DERROTAS
8
GOLOS MARCADOS
26
GOLOS SOFRIDOS
20
ÉPOCAS
13/15
Clique na imagem para ampliar (notícia de O Jogo, de ontem)

Recordar: Murraças

Nome: José Manuel da Copa Murraças
Data de nascimento: 28/11/1946
Posição: Defesa
Estreia: Peniche 1-0 Ac. Viseu (18/09/1966)
Jogos: 38
Épocas no Ac. Viseu: 66/67


Jogador com formação no Benfica (foi internacional júnior), Murraças chegou ao CAF proveniente do Varzim (65/66). Foi um dos jogadores chave que ajudou à manutenção do Académico de Viseu na II Divisão. Quando se estreou tinha apenas 19 anos e só ficou uma época em Viseu.

Outros clubes conhecidos: Sp. Espinho (67/68), Atlético (68/69), Barreirense (69/71), Gil Vicente (71/74), Riopele (74/75), Leixões (75/76), Mirandela (77/78) e Tirsense (78/79).
Nasceu faz hoje 68 anos!

Recordar: Artur Alexandre

Nome: Artur Alexandre Santos Sousa
Data de nascimento: 28/11/1975

Naturalidade: Rio Tinto
Posição: médio

Estreia: Ac. Viseu 0-0 Caldas (24/10/04)
Primeiro golo: Sp. Pombal 3-2 Ac. Viseu (23/04/2005)
Jogos: 23
Golos: 1
Épocas no Ac. Viseu: 04/05


Formado no FC Porto actuou muitos anos no Maia (96/04) sendo precisamente desse clube que chegou quando actuou no CAF. Em Viseu marcou um golo nos 23 jogos em que participou. Actuou ainda nos seguintes clubes: Ovarense (94/95), Aves (95/96), Paredes (01/02), Barreirense (05/06), Tondela (06/07), Santa Maria (07/08), Pedras Rubras (07/10), Lavrense (10/11) e Ermesinde (11/12).

Faz hoje 39 anos. Parabéns!

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑