Convocados: SC Covilhã vs Ac. Viseu FC

Foto retirada daqui

Guarda Redes: Hélder Godinho e Nuno Ricardo.

Defesas: Tomé, Zé Augusto, Thiago Pereira, Cláudio, Paulo Monteiro, Tiago Gonçalves e Marco Lança.

Médios: João Alves, Capela, João Martins, Lourenço e Leonel.

Avançados: Cafú, Ouattara, Zé Rui e Diogo Alves

Antevisão: SC Covilhã vs Ac. Viseu FC

Há vários pontos em comum entre Sp. Covilhã e Académico de Viseu. Perderam ambos nas duas primeira jornadas da Liga 2 Cabovisão e pontuaram nas duas jornadas seguintes – duas vitórias consecutivas para os covilhanenses – tendo defrontado os mesmos adversários que o AVFC defrontou.
O Sporting da Covilhã tem até ao momento duas vitórias e duas derrotas. Marcou 6 golos, mais três que o Académico, e sofreu 4, menos um que o nosso clube.
No seu primeiro jogo o SC Covilhã perdeu por 1-0 no terreno do Marítimo B, um jogo em que foram claras as dificuldades dos serranos, um jogo em que brilhou o seu guardião – Taborda. Na segunda jornada perdeu em casa com o Moreirense (1-2, golo de Bata), com os homens da Serra da Estrela a queixarem-se da falta de sorte. Seguiu-se a vitória em Tondela (1-3) com golos de Gilberto, Edgar e Forbes (que marcou ao Académico na época passada ao serviço do Operário). Finalmente na jornada passada vitória caseira sobre o Braga B com golos de Bata – atenção a este jogador – e do viseense Carlos Manuel.
Ibraima e Bruno Grou são baixas certas para este jogo. Entretanto Cafú já pode jogar se Filipe Moreira assim o entender.

Arbitra o jogo o Sr. Daniel Cardoso, da AF de Aveiro, que nesta época ainda não arbitrou nenhum jogo da Liga 2 Cabovisão. É, no entanto, um velho conhecido do Académico pois já arbitrou os seguintes jogos: Ac. Viseu 2-0 Operário (12/13) e Ac. Viseu 5-1 Lusitânia (12/13).

Ac.Viseu FC x GD Chaves ANTECIPADO

Comunicado da Liga: Jogo com D.Chaves antecipado para dia 8 Setembro
 
(retirado do site da LPFP)

O jogo com a equipa transmontana do Desportivo de Chaves, relativo à 7ªjornada da Liga2 Cabovisão, inicialmente marcado para o dia 18 de Setembro, vai ser antecipado para o dia 8 de Setembro (Domingo) às 17h, no Estádio do Fontelo.

Jogador do mês: Cláudio

NOME COMPLETO
Cláudio Rodrigo Siqueira Carolino
NOME
Cláudio
DATA DE NASCIMENTO
17/08/1977
NATURALIDADE
Brasil
POSIÇÃO
Defesa
ESTREIA
Ac. Viseu 1-0 Atlético (27/07/2013)
JOGOS
7
ÉPOCAS
13/14
Foto retirada da página do atleta no Facebook
Com 15,5 pontos alcançados durante o mês de agosto Cláudio é eleito pelos editores de A MAGIA DO FUTEBOL o jogador do mês.
Em Penafiel teve nota 2; seguiu-se o Moreirense onde foi tributado com a nota 3, sendo eleito nesse jogo como o melhor academista em campo; na derrota caseira com o Braga B teve novamente nota 3, a mesma nota que teve aquele que para nós foi considerado o melhor em campo – Paulo Monteiro; na Madeira frente ao Marítimo B teve nota 3,5; finalmente no último domingo frente ao Tondela teve nota 4, a mesma que teve o jogador escolhido para melhor jogador em campo – Ouattara.
Na segunda posição ficou Marco Lança com 13,5 pontos. Tomé fechou o pódio com 12m5 pontos.
Cláudio – jogador do mês agosto de 2013!

Assistências e multas

Segundo os dados disponibilizados pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o Académico de Viseu é, neste momento, o 12º clube que mais espectadores leva aos seus jogos caseiros com um total de 3660 espectadores. De referir que neste “ranking” estão também as equipas que disputam a Liga Zon Sagres.

Se apenas considerarmos a Liga 2 Cabovisão o Académico de Viseu é, neste momento, a 3ª equipa com mais assistência no seu Estádio (2373) sendo somente ultrapassado pelo Sporting B (3496) e pelo Portimonense (3416).

Se por um lado estes números podem estar inflacionados pelo facto de termos disputado o dérbi com o Tondela no nosso Estádio, não deixa também de ser verdade que o Académico teve no “seu” Estádio muitos mais espectadores que os referidos, uma vez que não são contabilizados os “livres trânsitos”, do AVFC, por não haver possibilidade de ser feita a contagem (falta de torniquetes).

De referir ainda que o Académico de Viseu 2-1 Tondela, é o terceiro jogo com mais assistência na Segunda Liga. O Ac. Viseu 0-1 Braga B (que foi televisionado) é o 16º jogo com mais espectadores, isto tudo quando estão decorridas 4 jornadas, ou seja, já foram realizados 43 jogos no total (há um jogo em atraso).


Mas nem tudo são rosas. O Académico de Viseu foi multado em 536€, no jogo frente ao Tondela, por comportamento incorreto do público. Aspecto a rever…

Análise Individual: Outra vez…Ouattara!!!

Ouattara – 4 – Como Viseu suspirava por um Ouattara. Empolgante é a palavra que, no mínimo, nos surge de momento. Tecnicamente evoluído, duma velocidade superior e ainda….marca golos. Eis as principais características do nosso avançado, que se destaca mais uma vez. Perdoem-nos os restantes companheiros, mas o título de “man of the match” pela segunda vez consecutiva vai para este costa marfinense que já conquistou os adeptos academistas: Bassalia Ouattara.
(foto fornecida por o nosso amigo Jorge Paulo)
Hélder Godinho – 4 – Excelente guardião. Duas defesas magnificas quando o Tondela esteve por cima na procura do golo. Transmite muita confiança à equipa.

Tomé – 3 – A subir de forma. Tem sido mais ofensivo nos últimos dois desafios, fruto do sistema tático introduzido pelo mister academista. Esteve bem a defender, apenas não foi lesto aliviar a bola no golo tondelense.

Thiago Pereira – 3 – Assertivo. Simples de processos, bem na maioria dos lances. Tal como seu companheiro Tomé, não conseguiu tocar na bola, aquando do golo forasteiro.

Cláudio – 4 – Impecável. Mais-valia para a nossa equipa. Imperial a defender, superior a liderar.

Tiago Gonçalves – 3 – Jogo muito certo na defesa academista. Acabou encostado à esquerda.

Paulo Monteiro – 4 – Na sua nova posição, não desiludiu. Pelo contrário, fez uma exibição sem espinhas naquele difícil sector, numa semana que, por sinal, esteve lesionado.

Capela – 3 – Subiu de produção no segundo tempo, sobretudo quando o técnico academista mudou o sistema.

Marco Lança – 3 – Mais um jogo seguro do lateral esquerdo academista. Foi o primeiro sacrificado quando foi a altura de meter a carne no assador.

João Alves – 4 – O melhor jogo desde que está no Académico. Depois duma primeira parte esforçada, teve um segundo tempo de luxo, fruto da ocupação duma posição mais recuada. Passes teleguiados e bolas paradas são, claramente, as suas especialidades.

Zé Rui – 4 – Grande 2ªparte do nosso Zé. Marcou um golo fantástico. E agitou as águas nos segundos 45min. Está de volta à boa forma.

Diogo Alves – 2,5 – Nota positiva. Esteve na assistência para o golo de Ouattara, e mexeu com a defesa do Tondela.

Leonel – 1 – Foi o segundo elemento a entrar no desafio para o lugar de Zé Rui. Fez um bom remate à baliza.

Zé Augusto – 1 – Entrou já perto do final para ajudar a defender.


Ac. Viseu FC 2-1 CD Tondela

Estádio do Fontelo, 25 de agosto de 2013
4ª Jornada da Liga 2 Cabovisão
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Ac. Viseu: Hélder Godinho; Thiago Pereira, Cláudio e Tiago Gonçalves; Tomé, Paulo Monteiro (Zé Augusto, 87), Capela, Marco Lança (Diogo Alves, 66) e João Alves; Zé Rui (Leonel, 83) e Ouattara. Treinador: Filipe Moreira.
Tondela: Ricardo Andrade; Pedrosa, Palmeira, Deyvison (Fausto, 85) e Pedro Araújo; Boubacar, Robson (Calé, 79), Piojo e Márcio Sousa; Dally (Evandro Brandão, 69) e Tozé Marreco. Treinador: Vítor Paneira.

Golos: Zé Rui 61 (1-0), Ouattara 74 (2-0), Fausto 90+4 (2-1)

Excelente tarde no Estádio do Fontelo. 

Embora com uma temperatura bastante mais baixa que no ultimo Académico-BragaB, pensamos que também ajudou o jogo ter começado 1 hora mais tarde( 17h), do que no jogo anterior(16h). 

Segundo a Liga de Clubes, estiveram 1572 espetadores pagantes, o que quer dizer que juntando os lugares cativos, estiveram hoje no Fontelo mais de 2000 pessoas. Excelente, se pensarmos que não há muitas assistências destas na 1ª e 2ª liga!

O Académico entrou em campo com a mesma equipa que tinha defrontado o Maritimo B, na ultima quarta-feira.

Filipe Moreira, jogou com 3 centrais( Thiago, Claudio e Tiago Gonçalves), Paulo Monteiro a trinco, um pouco mais á frente alinharam Tomé, sobre a direita, Marco Lança, do lado oposto, no miolo Capela e João Alves, na frente Zé Rui e Ouattara.

Este esquema táctico, não foi do agrado dos adeptos, e mesmo os jogadores tiveram muita dificuldade em executá-lo. 
A primeira parte foi dominada pelo Tondela, trocando a bola com mais fluidez que o Académico. 
Se a defender a equipa viseense, esteve bem, na saída para o ataque a máquina estava completamente perra, levando os adeptos ao desespero, cada vez que eram “despejadas”, bolas para a frente, face á inoperância do meio campo.
O problema é que essas mesmas bolas, iam parar sempre aos pés dos jogadores tondelenses, uma vez que não havia nenhuma referência no ataque academista. 

Na segunda parte a equipa subiu bastante de produção, Ouattara “abriu o livro”, e colocou em sentido a defesa contrária. 
Do lado contrário, Zé Rui subiu bastante de produção, e ajudou a equipa a chegar-se á frente. Por esta altura o Académico, começava a dominar o jogo.
Foi por volta dos 60m, que Ouattara, pelo lado direito do ataque, passa pelos seus opositores, centra e aparece Zé Rui, a rematar de primeira, no coração da área, e a fazer explodir de alegria o Estádio do Fontelo. 

Foi o lance capital do jogo!

Logo a seguir, Filipe Moreira faz a 1ª substituição, e quando se pensava, que iria sair Tiago G., uma vez que já tinha um cartão amarelo, o treinador academista surpreende, ao tirar Marco Lança, que até estava a fazer um bom jogo, mandando para dentro do terreno o avançado Diogo Alves.

Saiu o “euromilhoes” ao Filipe Moreira. A equipa ganha profundidade, João Alves e Capela, que até aqui tinham sido apenas jogadores esforçados, sobem de produção e a equipa começa a trocar a bola e a baralhar completamente as contas do adversário.

A 15 minutos do fim, veio a machadada final, Diogo Alves entra na área pelo lado esquerdo, cruza tenso, aparece Ouattara, que depois de receber a bola de costas para a baliza, finta um adversário, e chuta para o fundo das redes. 
Se no primeiro golo o Fontelo explodiu de alegria, neste segundo golo, “ia indo abaixo”. Incrivel o ar de felicidade e de alivio dos adeptos Academistas.

Aos 83m Filipe Moreira, lança no jogo Leonel para o Lugar de Zé Rui, mais tarde sai P. Monteiro e entra Zé Augusto.

Houve ainda tempo para uma distracção da defesa academista, mesmo em cima do minuto 90m, que resultou no golo forasteiro.

Os jogadores e adeptos Academistas precisavam deste resultado, até porque pairava no ar algum receio, de um possível resultado negativo.

O Sr. Jorge Sousa, não teve qualquer interferência direta no resultado do jogo, mas apitou algumas faltas “habilidosas” só ao alcance de quem tem muitos tiques de vedetismo!

Primeiro golo, por Zé Rui ( Foto Jorge Paulo )

Ouattara, marca o 2º golo ! ( Foto Jorge Paulo ) 
Jorge Sousa, momento de descontração. ( foto Jorge Paulo )


Antevisão: Ac. Viseu FC vs CD Tondela

Depois do Académico de Viseu ter alcançado o primeiro ponto na Liga 2 Cabovisão aí está um dos jogos mais aguardados da época – o Ac. Viseu vs Tondela.

Não vai ser um jogo fácil, garantidamente, pois o Tondela é um dos candidatos à subida de divisão, mas acreditamos que 15 anos, 3 meses e oito dias depois o Académico pode regressar às vitórias nos campeonatos profissionais.

O Tondela, até ao momento, tem três jogos, duas vitórias e uma derrota, marcou cinco golos tendo sofrido outros cinco. Começou com uma vitória frente ao Sp. Braga B, no mítico Estádio 1º de Maio, com os golos tondelenses a serem apontados por Calé e Tozé Marreco. Depois seguiram-se dois jogos em casa, no primeiro com o Marítimo B o Tondela venceu por 2-1 (Tozé Marreco e Boubacar), num jogo em que os maritimistas se queixaram de ter perdido com “um penálti muito duvidoso”. Na jornada passada derrota do Tondela, em casa, com o Sp. Covilhã (1-3) desta vez com os tondelenses a queixarem-se da arbitragem.

No Académico são certas as ausências, por lesão, de Ibraima, Bruno Grou e Paulo Monteiro. No Tondela registe-se a ausência de Carlos André que foi expulso no último jogo.

O árbitro do jogo será o Sr. Jorge Sousa (AF Porto) que faz o seu primeiro jogo, desta época, na Liga 2 Cabovisão.

Bassalia Ouattara, foi o escolhido para o melhor em campo.

Ouattara – 4 – O marcador do golo academista, num belo golpe de cabeça. Correu que se fartou. Foi um autêntico quebra-cabeças para a defesa do Marítimo. Aos 90min ainda fez um pique impressionante ultrapassando os defesas do marítimo, faltando-lhe depois apoio. Vai ser um reforço importante.

(retirado do site oficial do clube)

Hélder Godinho – 3,5 – Deu confiança à defesa academista. Duas boas intervenções. Jogo seguro.

Tomé – 3,5 – Bom jogo de Tomé. O cruzamento para o golo de Ouattara é perfeito. Subiu mais vezes no apoio ao ataque do que nos últimos desafios, fruto também do novo sistema táctico implantado pelo mister FM.

Thiago Pereira – 3 – No regresso à titularidade, teve a atitude de sempre. Processos simples e eficazes. Jogo certinho.

Cláudio – 3,5 – Capitão academista mesmo com Tiago Gonçalves no onze, diz muito da sua importância em campo. Fez vários cortes importantes. Eficaz como sempre.

Tiago Gonçalves – 3 – Da bancada para o onze academista. Não tremeu, e fez um jogo ao nível dos companheiros de defesa.

Marco Lança – 3 – Mesmo num sistema táctico diferente, mostrou toda a sua disponibilidade a defender e atacar. Tentou o remate em duas ocasiões, com pouca direção. Outro bom jogo.

Paulo Monteiro – 3 – Numa posição nova no terreno, fez um jogo certinho, e sem falhas.

Capela – 2,5 – Parece ter perdido ligeiramente o fulgor dos dois primeiros jogos para a taça da liga. Mesmo assim, ontem mereceu nota positiva.

João Alves – 2,5 – O marcador do Ac.Viseu das bolas paradas. Ainda não esta na plenitude da sua forma.

Zé Rui – 3 – Não esteve tão endiabrado como o seu colega de ataque, mas fartou-se de dar trabalho aos defesas maritimistas. Arrancou inúmeras faltas. Saiu esgotado.

Leonel – 2 – Foi o primeiro a ser chamado por FM, para o lugar de João Alves. Nos 20min em campo correspondeu taticamente ao que lhe foi pedido.

Lourenço – 1 – Pouco tempo em campo, para o lugar de Capela.

Zé Augusto – 1 – Já perto do fim, entrou para o lado direito da defesa. Subiu Tomé no terreno.

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑