SC Coimbrões 1-2 Ac.Viseu FC

Académico, Académico, Académicoooooooooo!! Aí vai o autocarro com mais 3 pontos na bagagem.

Ora bem, há muitos muitos muitos anos que o Académico não estava em 1º lugar na II Divisão, ainda por cima a tão poucas jornadas do fim. Talvez a última vez tenha sido em 1995… portanto, vejam lá há quanto tempo foi.
Por isso neste dia o importante sinceramente foi festejar… festejar …festejar e aproveitar o momento. Chegámos a Líderes após 25 jornadas de dificuldades mas também a formarmos uma grande equipa. Somos a melhor defesa e a equipa mais disciplinada.
No entanto, 4 jogos dos quais 3 em casa nao dão para relaxar! Porque o 2º classificado está mesmo aí ao virar da esquina à espera de alguma escorregadela.
Quanto ao jogo, num relvado sintético com algumas falhas, pode-se dizer que os nossos jogadores fizeram um jogo prático. Quando foi preciso despachar, despachou-se. Quando foi preciso combater, combateu-se.. e quando foi preciso pressionar e empurrar o Coimbrões também se fez.

Parque Silva Matos, 30 de março de 2013
26ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: Rui Amaral (Braga)
Coimbrões: Ivo; Nando, Joel (Tiago Lopes, 80), Diogo Costa e Bruno Brandão; Daniel, João Silva (Pedro Tavares, 63) e Paulinho; Paulinho Penantes (Carlos Sousa, 67), Penantes e Nuno Pinto. Treinador: Paulo Lima.
Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Calico, Thiago Pereira, Tiago Gonçalves e Campinho; Ibraima, Bruno Loureiro, Zé Rui (Marco Almeida, 85) e Luisinho (Sérgio Duarte, 72); Hélder Rodrigues e Horácio (Bruno Graça, 82). Treinador: Filipe Moreira.
Golos: Hélder Rodrigues 17 (0-1), Nuno Pinto 35 (1-1), Thiago Pereira 63 (1-2)

Nos primeiros minutos, alguma expetativa e maior caudal para o Coimbrões. Mas começámos a criar algum perigo com as investidas do Luisinho e do Zé Rui pelas alas.
No seguimento de um canto, com jogada de insistência, um centro encontrou Hélder na área que fuzilou o Guarda Redes Ivo. Alegria nas bancadas…(bancada não, alguns degraus!!) Goooooooooooooolo Académico!!

Notou-se que a equipa nao estava habituada a estes relvados e por isso começou a jogar prático, sem complicar. O Coimbrões começou a apostar muito nos centros para a área, à procura do nº 9 Nuno Pinto. Mas os nossos defesas iam safando.
Até que num canto, a bola aparece no coração da área, 2 jogadores do Coimbrões saltam com Tiago Gonçalves e fazem golo para a equipa da casa.
Esmorecemos um pouco, foi a 10 minutos do intervalo, mas ainda tivemos uma grande ocasião num remate do Zé Rui que ia mesmo ao ângulo mas o GRedes Ivo fez a defesa da tarde e numa estirada fantástica tirou a bola da baliza e do golo certo.

Na 2ª parte, entrámos muito bem. Os primeiros 15 minutos foram totalmente nossos. Pressão, pressão, pressão, jogadas rápidas, remates perigosos do Horácio e do Luisinho a rasar o poste. Tivemos vários cantos a favor e adivinhava-se o golo porque cada um deles representava sempre perigo. Mais do que descrever mais vale ver aqui o golo 🙂

Clicar aqui para ver o Golooooo Académicooooooooo

Faltavam ainda vários minutos, mas nas bancadas já se sabia que o Cinfães nao estava a ganhar ao SJ Ver, o que deu mais alento, mas também mais ansiedade nos adeptos. A propósito, estavam uns bons 60/70 adeptos que se portaram muito bem, a incentivar, com respeito (Até batemos palmas a um jogador do Coimbrões que saiu substituído) . Assim vale a pena.

No entanto, dentro do relvado, a equipa começou a recuar, a recuar, e o Coimbrões a pressionar. Fez duas substituições, mexeu no ataque e o nº 6 Carlos Sousa começou a organizar o jogo. Começou no banco este jogador, que tem sido dos melhores do Coimbrões.

Filipe Moreira também mexe, com a entrada de Sérgio Duarte e depois do defesa central Bruno Graça. Claramente para povoar o meio campo e defesa.
A equipa, na frente dependia mais do Hélder Rodrigues, que conseguia reter a bola e tentava também desmarcar-se mas foi apanhado várias vezes em fora de jogo.
A equipa do Coimbrões teve alguns remates e centros perigosos que obrigaram Nuno Ricardo a boas intervenções e também a bons cortes da defesa.

Depois, a última substituição foi a entrada do Marco Almeida, que e posicionou no lado esquerdo do meio campo. Entrou muito bem, com garra, com força. Quer a defender, quer a atacar, em que por pouco nao marcou e tentou desmarcar Hélder algumas vezes.

Na 2ª parte houve algumas paragens por lesão de jogadores, o que foi quebrando o ritmo. E por isso, o árbitro deu 5 minutos de desconto onde foi sofrer a bom sofrer. Um remate de ressaca de um avançado do Coimbrões passou por cima, quando tinha tudo para fazer o golo e sem dúvida .. a melhor ocasião foi um livre À entrada da área, que o nº 6 Carlos Sousa marcou exemplarmente, Nuno Ricardo nem reagiu e a bola foi parar à barra, batendo no relvado perto da linha de golo. Seria um balde de água fria!
No final, a equipa já sabia que o Cinfães tinha perdido e a festa foi muito bonita entre equipa e adeptos.

Agora há que tem cabeça, o mais difícil está feito, em 2 jogos recuperámos 6 pontos. Só que o futebol é para ser jogado , jogo a jogo, em que tudo pode acontecer. Portanto, há que continuar a mostrar a força, a garra, e o espírito de equipa que temos tido, bem como também a qualidade, porque parece fácil.. mas nao é. Ainda temos que ganhar jogos difíceis.

Mas pronto, hoje é dia de aproveitar e estar feliz pela vitória neste dificil campo.

Aqui ficam algumas fotos.

Antevisão 26ªjornada SC Coimbrões x Ac.Viseu FC (Sábado 15h)

 
Depois da importantíssima vitória na receção ao Cinfães por uns expressivos 3-0, todas as direcções viram-se agora para a deslocação a Vila Nova de Gaia para defrontar o Coimbrões, em desafio relativo à 26ªjornada. Um adversário complicado sobretudo no seu reduto que, recorde-se, chegou a estar na liderança durante as primeiras 7 jornadas da competição. O SC Coimbrões ocupa a 9ªposição com 33 pontos, menos 14 que os academistas, fruto de 7 vitórias e 12 empates. Apenas foi derrotado em 6 ocasiões (tendo sido uma delas no Fontelo na 1ªvolta); na condição de visitado apenas foi derrotado pelo SC Espinho há duas jornadas atrás (0-2). O médio Fábio Rola, expulso na anterior jornada na Tocha, não jogará frente aos academistas. Do lado academista, Kifuta ainda não estará disponível para este desafio, dado que cumprirá o 2ºjogo de castigo federativo.
Força Académico!Sempre convosco!
Árbitro do encontro: Sr. Rui Amaral, AF Braga
Sábado 30 Março, às 15h
Parque Silva Matos, Coimbrões – Vila Nova de Gaia
 

Parabéns Luisinho!

Nome: Luís Miguel Pinheiro Andrade “Luisinho

Data de nascimento: 27/03/1990
Naturalidade: Fornos de Algodres
Posição: Avançado  
Estreia: Ac. Viseu 5-1 Vigor da Mocidade (19/12/2010)
Primeiro golo: BC Branco 0-1 Ac. Viseu (22/01/2012)
Jogos: 78
Golos: 15
Épocas no Ac. Viseu: 10/13
 Foto: Viseu Desportivo

Números da época:
Jogos: 28
Suplente utilizado: 2
Golos: 4

O “mágico” Luisinho faz hoje 23 anos. Parabéns!

Hélder Rodrigues: o "Endiabrado do Fontelo"

 Hélder Rodrigues – 4,5 – Inevitavelmente, o Homem do Jogo. Decisivo ao apontar dois golos numa final tão importante. Quando o jogo estava complicado, eis que apareceu o “endiabrado do Fontelo” a desbloquear o resultado. E vão 8 golos na prova. Cada vez mais, uma jóia da nossa família chamada ACADÉMICO!
Nuno Ricardo – 3 – Exibição tranquia, mas segura do guardião academista. Teve duas intervenções de bom nível.
Calico – 4 – Mais um grande jogo de Calico. Esforço, capacidade de sacrifício e devoção, eis as principais características do nosso capitão!
Tiago Gonçalves – 4 – Mais um jogo “sem espinhas”. Intransponível defensivamente.
Thiago Pereira – 4 – Aplica-se as mesmas palavras que o seu colega da defesa. Um jogador de processos simples, mas extremamente eficaz. Fez a assistência para o primeiro golo da tarde.
Campinho – 4 – Tem vindo a crescer na sua nova posição de lateral esquerdo. Defensivamente esteve bem, e no ataque foi fundamental, com várias subidas que surpreenderam a defesa cinfanense. Fez o 3ºgolo academista. Excelente jogo!
Ibraima – 3,5 – Que falta fez no jogo anterior. Um jogador com capacidades elevadas, foi fundamental em mais esta final. Fez assistência para o 3º golo.
Bruno Loureiro – 3,5 – Joga sempre a um nível superior. Muita qualidade de passe, mais uma vez evidenciada neste desafio.
Zé Rui – 3,5 – Várias arrancadas no “seu” flanco esquerdo. Mais um belo jogo do extremo academista.
Luisinho – 3,5 – Assistência para o 2ºgolo da tarde. Por vezes parece alheado do jogo, mas saiu esgotado, fartou-se de correr.
Horácio – 2,5 – Esforçado. Venceu várias bolas em espaço aéreo. Pareceu-nos fora do seu “habitat” bem atrás da posição máxima do ataque. Saiu “tocado”.
Ricardo – 2,5 – Entrou para o lugar de Zé Rui. Partiu dele o 3º golo academista. Arrancou ainda a expulsão ao adversário, ao sofrer uma entrada duríssima.
M.Almeida – 1,5 – Entrou para o lugar do esgotado Luisinho.
Sérgio Duarte – 1 – Poucos minutos em campo.

Ac. Viseu FC 3-0 CD Cinfães

Estádio do Fontelo, 24 de março de 2013
25ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: Pedro Campos (Porto)
Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Calico, Thiago Pereira, Tiago Gonçalves e Campinho; Ibraima, Bruno Loureiro, Zé Rui (Ricardo Ferreira, 72) e Luisinho (Marco Almeida, 76); Hélder Rodrigues e Horácio (Sérgio Duarte, 84). Treinador: Filipe Moreira.
Cinfães: Pedro Trigueira; Eduardo, Hélio (Sérgio Silva, 78), Joel e Luís Carvalho; Rúben, Miguel Moreira e Diogo Torres (Luís Carlos, 76); Gomes (Wilson Júnior, 73), Vítor Silva e Serra. Treinador: Flávio das Neves.
Expulsões: Rúben 55, Luís Carlos 90+3

Golos: Hélder Rodrigues 30 (1-0), Hélder Rodrigues 60 (2-0), Campinho 87 (3-0).

Com dois golos de Hélder Rodrigues e um de Campinho, o Académico venceu esta tarde o líder Cinfães e colocou-se a um ponto da liderança. Não dependemos de nós próprios para subir, mas o líder sabe que a partir de agora não pode vacilar (e nós também não).

Os primeiros minutos da partida mostraram um Cinfães confiante, mostrando o porquê de ser líder, confiantes no passe, muito bem posicionados e com o Académico a mostrar dificuldades em criar perigo. No entanto o jogo decorria muito longe de ambas as balizas.

Aos poucos o Académico foi-se libertando das amarras – que pareciam ser sobretudo psicológicas – e começou a acercar-se com perigo da baliza de Trigueira, explorando os flancos e só não chegou ao golo por falta de definição no último passe ou na hora de rematar. Acabou por chegar ao golo com naturalidade após um excelente trabalho de Hélder Rodrigues que rematou fora da área sem hipóteses para Trigueira. A partir daqui o Cinfães desorganizou-se, tornando o seu jogo muito quezilento e nem do banco veio a devida acalmia.

Ao intervalo 1-0.

Andava a segunda parte entretida – com o perigo longe das balizas – quando um cinfanense foi expulso. Uma expulsão justa – segundo amarelo – de um jogador forasteiro que já andava a pedir o segundo amarelo há vários minutos. Cabeça perdida no banco dos azuis e Flávio das Neves expulso (sempre muito nervoso ao longo do jogo).

Praticamente na jogada seguinte Hélder Rodrigues, na cara de Trigueira, fez o 2-0. Delírio no Fontelo, sentia-se que o Académico já não deixaria fugir a vitória e o 2-0 significava também que o Académico ficava em vantagem no confronto directo.

No entanto a verdade é que a partir daí, e com um a menos, o Cinfães foi a melhor equipa. Só por uma vez fizeram brilhar Nuno Ricardo, é certo, mas foi a baliza academista que andou em sobressalto. O treinador academista mexeu na equipa, mas não conseguiu segurar o jogo, pedia-se que o Académico jogasse no campo contrário mas era em contra ataque que o Académico jogava.

E foi em contra ataque que o AVFC chegou ao 3-0 com Campinho a brilhar a grande altura. Vitória sem espinhas!

Barril de pólvora: Um dia as coisas vão correr mal. É impensável colocar-se adeptos do Cinfães na bancada dos sócios do Académico. O lugar dos adeptos adversários é atrás de uma baliza, quando muito numa lateral e sempre enquadrados por agentes de segurança. E não é por maldade que digo isto, também é mais seguro para todos. É triste dizer isso mas eu não levo o meu filho a este tipo de jogos. Que segurança existia hoje no Fontelo?


Estranho, ou talvez não !

Ainda o jogo Tourizense-Ac Viseu.

Segundo o site ZeroZero, e o ForadeJogo, o jogador do Tourizense, Daniel Gonçalves(nº25) teria sido expulso no jogo da Tocha por acumulação de amarelos. A ser verdade, não deveria ter jogado contra o Académico de Viseu, certo?

A verificar pelos dirigentes Academistas !

Antevisão 25ªjornada Ac.Viseu FC x CD Cinfães

Depois da inesperada derrota em Touriz, eis que chega o “jogo da época” para o nosso clube. Se a distância para o líder Cinfães cifra-se em 4 pontos, uma vitória recolocará os academistas na luta pela subida, isto a 5 jogos do fim – excluindo a final de domingo. Um jogo frente a uma equipa que tem pautado pela sua regularidade, com 48 pontos, fruto de 13 vitórias e 9 empates. Os cinfanenses são o melhor ataque da competição com 44 golos, com destaque para o jovem avançado Serra (11 golos no campeonato). É ainda a 2ªmelhor defesa da prova, com 19 golos sofridos até ao momento, apenas vencida pela defensiva academista (18 golos consentidos).

Zé Manuel e Kifuta expulsos nos desafios anteriores (2 jogos de suspensão para ambos) serão as baixas de vulto neste desafio. Do lado academista, a boa notícia prende-se com o regresso de Ibraima, jogador indiscutível no onze do Ac.Viseu.

Espera-se uma ótima afluência do público, tanto afeto ao Académico, que comparecerá certamente em força, como de Cinfães (estando preparado um autocarro para a vinda a Viseu). FORÇA ACADÉMICO!

Árbitro do encontro: Sr. Pedro Campos, AF Porto

Domingo 24 Março, às 15h

Estádio do Fontelo, Viseu

Parabéns Ricardo Ferreira!

Nome: Ricardo Miguel Ribeiro Ferreira
Data de nascimento: 20/03/1982
Naturalidade: Castro Daire
Posição: Defesa/Médio
Estreia: Ac. Viseu 2-1 Águias do Moradal (26/09/2012)
Primeiro golo: Ac. Viseu 7-0 Gândara (16/01/2011)
Jogos: 66
Golos: 8
Épocas no Ac. Viseu: 10/13
Números da época:
Jogos: 5
Titular: 4
Suplente utilizado: 1
Ricardo Ferreira, o atleta do Académico de Viseu, faz hoje 31 anos. Parabéns!

Desafio

Aproxima-se mais um jogo importante e decisivo na vida do Académico de Viseu Futebol Clube ! 
O clube precisa mais que nunca do nosso apoio, faça sol ou faça chuva, deveremos comparecer no Fontelo, e apoiar !

Vamos lançar um desafio, e apelamos a todos que participem:

A partir deste momento e até ás 20.30, de amanhã Quarta-feira dia 20 de Março, façam-nos chegar as vossas frases de incentivo, uma imagem, ou até um video de apoio ao nosso clube.
Façam-no na nossa página do Facebook( http://www.facebook.com/amagia.futebol ), ou através do nosso email: a.magia.do.futebol@gmail.com!

Temos 2 prémios para atribuir:

1º Todas as mensagens, fotografias, ou videos, chegarão ao balneário academista, para mostrarmos o nosso apoio!

2º Temos entradas gratuitas para os melhores!

Vamos mostrar de que massa é feito(a), um(a) Academista.

Força Académico !

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑