Ac. Viseu FC 2 – 0 GD Tourizense

Nuno Ricardo na baliza e Campinho a titular – relegando para o banco Nuno e Tiago Gonçalves – foram as grandes alterações de Filipe Moreira na sua estreia ao leme do melhor clube do mundo, o Académico de Viseu!


Estádio do Fontelo, 25 de novembro de 2012
9ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: Pedro Maia (Porto)
Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Marco Almeida, Calico, Campinho e Rodolfo Simões; Ibraima, Bruno Loureiro e Luisinho (Tiago Gonçalves, 80); Hélder Rodrigues, Zé Rui (Pedro Ribeiro, 73) e David Nunez (Casal, 67). Treinador: Filipe Moreira.
Tourizense: Tiago Guedes; Fábio Lopes, Touré, Dalhata Soro e Daniel Gonçalves; Maurício, Alemão (Bernardo, 70) e Pana (Paulo Roberto, 65); Telmo, Jony (Cané, 65) e Perdigão. Treinador: André David.
Golos: Hélder Rodrigues 34 (1-0), Zé Rui 60 (2-0)
O Académico entrou forte, remetendo para o seu último reduto a equipa forasteira, e ainda o relógio não tinha chegado ao primeiro minuto já Luisinho sobre a direita rematava bem, com a bola a passar rente à barra de Tiago Guedes. O mesmo Luisinho, ao minuto 4 esteve prestes a inaugurar o marcador mas de cabeça, ao segundo poste, e após excelente cruzamento de  Zé Rui não conseguiu direcionar a bola para as redes do Tourizense, com esta a sair de novo por cima. Aos 12 foi Zé Rui que podia ter marcado mas na recarga a remate de Hélder Rodrigues – e após excelente trabalho de David Nunez – o cabo-verdiano atirou por cima. Aos 26 minutos aquela que foi – talvez – a perdida mais escandalosa da partida, Zé Rui – que jogo! – abriu na direita Marco Almeida cruzou, Luisinho falha o remate e bola sobra para David Nunez que com o guarda-redes no chão, e com tudo para fazer o golo, falha. Ao minuto 36 o golo do Académico de Viseu: cruzamento/remate de Zé Rui, com Tiago Guedes a largar a bola para a frente, onde surge Hélder Rodrigues oportuno a empurrar a bola para o fundo da baliza. Finalmente o golo merecido, com HR7 a fazer o quinto golo no campeonato desta época, o 17º enquanto jogador do Académico de Viseu.
A partir daqui o Tourizense, cresceu. Aos 38, 42 e 45 a jovem equipa de Touriz – muito jovem mesmo – com bons executantes levou calafrios à área academistas mas a vantagem, justa, manteve-se até ao intervalo.
A segunda parte iniciou-se como acabou a primeira, ou seja, com o Tourizense a ser a      equipa com mais bola, mas quase sempre sem apoquentar de forma efetiva a equipa de Filipe Moreira – muito forte a encurtar os espaços aos atacantes forasteiros – e aos 60 minutos, e após canto de Marco Almeida (foto), Zé Rui, de cabeça, ampliou a vantagem dos academistas. E assim continuou o jogo até ao fim, com o Tourizense a trocar muito bem a bola mas a ser pouco incisivo na hora de atirar à baliza – Nuno Ricardo só foi chamado a fazer uma boa intervenção – e com o Académico a espreitar sempre que possível o contra ataque. Numa dessas jogadas de entendimento, ao minuto 87, Rodolfo Simões, de fora da área atirou rente à barra, numa das melhores jogadas do desafio.
Uma vitória certa, da melhor equipa em campo, em mais uma boa exibição caseira.
Nota: Os academistas demonstraram uma vez mais – como se fosse necessário fazê-lo – que podem estar revoltados com muita coisa, mas não estão revoltados com o Académico. Porque o Académico somos nós, adeptos e sócios!
José Carlos Ferreira, sócio 325 do Académico de Viseu Futebol Clube.


11 thoughts on “Ac. Viseu FC 2 – 0 GD Tourizense

Add yours

  1. Excelente vitória perante um adversário de valor e o melhor que passou no Fontelo. Futebol vistoso e apoiado com triangulações rápidas. Muitms oportunidades desperdiçadas. Hoje já se viu um pouco do futebol apresentado pelas quipas treinadas por Filipe Moreira e agora com a paragem do campeonato teremos 15 dias para assimilar novos conceitos e metodologias e preparar a equipa para o fantástico derby de 9 de Dezembro em Cinfães. Força Académico rumo à II liga.

    Gostar

  2. Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Centro
    9ª Jornada, 25 de novembro de 2012 – Estádio do Fontelo – Viseu
    Ac. Viseu-2; Tourizense (Tábua)-0

    3 pontos importantíssimos, numa altura crucial da época e contra um adversário fortíssimo, a melhor equipa que jogou no Fontelo esta época.
    Vamos ao jogo, início espantoso do Académico com uns primeiros 10 minutos de sonho, onde eu contei 5 oportunidades claras de golo, não são oportunidadeszinhas, são mesmo oportunidades flagrantes de golo, por Luisinho 2 vezes, Zé Rui, Nuñes, etc. Foi um caudal ofensivo do Académico que sufocou a euipa do Tourizense, que ainda agora deve estar a pensar como terá sido possível sair do Fontelo com apenas 2 golos sofridos! Um milagre!
    Mas se os primeiros 10 minutos são avassaladores e o número de oportunidades criadas, foi ao ritmo de um em cada 2 minutos, os minutos que se seguiram foram igualmente de futebol de excelente qualidade com jogadas rápidas, muito bem conseguidas e com as oportunidades de golo a sucederem-se embora, obviamente em menor número ainda assim, eram muitas as situações de golo criadas.
    Contudo o golo não aparecia, e este filme começava a preocupar Filipe Moreira, jogadores e adeptos do Académico, pois equipa que desperdiça 5, 6 claras oportunidades de golo, dá alento ao adversário e começa a desconfiar da sua capacidade em fazer golo, mas este Académico está muito personalizado e hoje, desse por onde desse, com mais ou menos oportunidades desperdiçadas o golo teria que aparecer, e apareceu mesmo, ainda na 1ª parte, por Hélder Rodrigues.
    Chega o intervalo com um resultado escasso, escasso de mais para tanta produção por parte do Académico. Na 1ª parte o Tourizense não criou lances significativos de perigo, apesar de se mostrar sempre uma equipa com um excelente toque de bola, muito bem a posicionar-se em campo, mas hoje defrontou um Académico que não estava disposto a tolerar quaisquer veleidades ao adversário, fosse ele qual fosse.
    Diria que o resultado justo ao intervalo seria 3-0, em vez do 1-0 que se verificava.

    Filipe Moreira fez alterações significativas no onze inicial, colocando como centrais a dupla Calico, Campinho, ambos bem, muito bem.
    Houve mudança de Guarda-redes e aí também, nada a dizer pois Nuno esteve excelente.

    Na frente, aí sim alteração significativa com a colocação em simultâneo de Luisinho, Zé Rui, Hélder e Nuñes, ou seja 2 alas Luisinho e Zé Rui e no centro do ataque Hélder e Nuñes, ou seja futebol ofensivo, no papel e no campo.

    (Continua!)

    Sê Sócio e traz um amigo!

    Força Filipe Moreira
    Força Académico!

    Carlos Silva

    * texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

    Gostar

  3. Na 2ª parte, com o campo cada vez mais encharcado, apesar de ter bom aspeto, o relvado mostrou-se muito cheio de água e por essa razão bastante pesado e escorregadio, ainda assim o excelente futebol praticado na 1ª parte nem parecia que estava a ser praticado perante condições adversas. O Académico não manteve o mesmo ritmo de jogo, nem tal seria humanamente possível e o Tourizense equilibrou mais a partida, mostrou, repito uma vez mais, possuir uma excelente equipa, e hoje, só o melhor Académico seria capaz, como foi, de vencer esta bem organizada equipa.
    Ainda assim o Académico mostrou, sempre, ter o controlo do jogo, e não houve aquela tremideira que por vezes se vericava no sector recuado quando o adversário pressionava. Hoje, a equipa esteve sempre muito equilibrada, nunca se remeteu a uma defesa apertada, mesmo na fase de maior pressão do Tourizense e criou sempre jogadas de perigo e situações de golo, vindo a concretizar, apenas mais uma por Zé Rui, fazendo o 2-0 e dando total tranquilidade a Filipe Moreira e aos adeptos presentes no Fontelo. Na contabilidade final, terão sido aí umas 7 oportunidades flagrantes de golo, mais umas 3 grandes oportunidades, ainda assim não tão flagrantes, para o Académico contra umas 2 ou 3 situações de perigo criadas pela equipa do Tourizense.

    Tudo resumido, vitória justa, justíssima do Académico com uma excelente exibição, de sonho mesmo, nos primeiros 10 minutos e muitíssimo segura em todo o jogo. A vitória é justa mas o resultado é tremendamente enganador, o resultado que melhor espelharia o que aconteceu em jogo jogado e ocasiões de golo criadas seria talvez um 5-1.

    Hoje, o Académico fez um excelente jogo, perante condições difíceis, perante um adversário valoroso e conseguiu uma vitória muito importante, mas apenas isso, excelente jogo, excelente vitoria, magníficos 3 pontos.

    Temos que dar continuidade a este percurso e agora há que abordar os jogos fora com esta atitude, procurar desde o início, como hoje, resolver as coisas, pois hoje foram precisas 5 oportunidades desperdiçadas para surgir o 1º golo, mas no próximo jogo vamos marcar na 1ª oportunidade e assim acabar com o jejum de golos fora de casa!

    Com este resultado o Académico soma 15 pontos e aproxima-se dos lugares cimeiros. Agora há 15 dias para preparar o próximo jogo, e com o apoio de todos os Academistas, a nossa equipa pode conseguir um bom resultado, no sempre dificl e complicado campo do Cinfães!

    Todos os jogadores do Académico mostraram, hoje, o seu carácter, alhearam-se e bem, de toda a agitação que se viveu nos últimos dias e fizeram aquilo que é a sua missão, entrar em campo e dar tudo pelo Académico.

    O Público do Fontelo esteve bem no apoio à Equipa, mas, e não me canso de repetir temos de ser mais, muitos mais, pois esta equipa, estes jogadores, este treinador, esta qualidade de jogo, merecem mais e mais gente a APOIAR, no Fontelo e fora dele!

    Era assim que escrevia com Carlos Agostinho, é assim que escrevo com Filipe Moreira, pois para mim, simples adepto, apoio o treinador que estiver à frente do Académico!

    Há que renovar o cartão livre trânsito que dá entrada em todos os jogos do Académico, no Fontelo, livre do Vento, do Sol e da Chuva. Na Banda Central coberta, são apenas 60 Euros por ANO, para todos os jogos do campeonato nacional da 2ª divisão!
    Na Superior são apenas 45 Euros /ano, pouco mais que o preço de um café por semana!

    Sê Sócio e traz um amigo!

    Força Filipe Moreira
    Força Académico!

    Carlos Silva

    * texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

    Gostar

  4. Excelente resultado! Boa resposta da equipa perante uma semana bastante agitada. Estamos neste momento a 4 pontos do primeiro lugar e dentro de suas semanas defrontaremos o líder Cinfães. Há que fazer os possíveis para conseguirmos o primeiro golo e a primeira vitória fora do Fontelo! Atenção também ao Sporting de Espinho que parece ter acordado agora. Para mim, é o grande candidato!

    Força Académico!

    Gostar

  5. uma palavra para o árbitro da partida e a sua equipa. Não falei dele, pois nem me lembrei, e quando assim é, é bom sinal, significa que passou despercebido, e foi isso que efetivamente aconteceu. Uma excelente arbitragem sem qualquer influência no resultado e no desenrolar do jogo!

    Tudo resumido, bom espetáculo, apesar do tempo chuvoso, com 3 boas equipas em campo!

    Carlos Silva

    Gostar

  6. Quero dar os meus Parabéns á claque academista, exército, rapazes muitos jovens á chuva quase todo o jogo, não parando de apoiar á sua equipa! Bom jogo, vitória merecida! Em visconde vinhal serão também, bem recebidos!

    Carlos Miguel (adepto Tourizense)

    Gostar

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑