Ac. Viseu FC 2-1 AA Avanca

O Académico de Viseu venceu, com cambalhota, o Avanca por 2-1 e é líder isolado da Série C da III Divisão, fruto do empate entre os anteriores lideres Nogueirense e Penalva (0-0).

Estádio do Fontelo, 29 de Janeiro de 2012

16ª Jornada da III Divisão, Série c

Árbitro: Ivan Vigário (Porto)
Ac. Viseu: Nuno; Marco Almeida, Calico, Tiago Gonçalves e Ricardo Ferreira; Casal, João Paulo e Rui Dolores (Doumbouya, 63); Luisinho (Álvaro, 90+2), Rui Santos (Baio, int) e Bacari. Treinador: António Lima Pereira.
Avanca: João Oliveira, Tiago Amaral, Gamarra, Marco Abreu (Bruno Bastos, 90), Miguel Carvalho, Luís Bornes, Veiros, Hugo Santos, Mané, Cris (Miguel Ângelo, 56) e Carlos Pesquina.
Expulsão: Mané 76
Golos: Carlos Pesquina 62 (0-1), Doumbouya 75 (1-1), João Paulo 90 (2-1)

A primeira parte não teve grandes motivos de interesse, tendo sido um jogo demasiado táctico e sem grandes oportunidades de golo. O empate ajustava-se face ao que as duas equipas haviam produzido durante os primeiros 45min. Lima Pereira, na obrigação de agitar as águas, colocava ao intervalo Baio para o lugar do mágico Rui Santos. E a verdade é que o Académico subiu de produção com o decorrer do jogo. Mas contra a corrente, quem marcou foi a equipa forasteira, por intermédio do inevitável Carlos Pesquina, o melhor marcador deste campeonato. A defesa academista desentendeu-se, e após saída infeliz de Nuno da baliza, o avançado do Avanca, matreiro, não perdoou. 0-1 aos 62min, com sabor a injustiça face ao desenrolar do jogo. Isto na altura que o técnico academista se preparava para colocar Doumbouya para o lugar de Rui Dolores. Contudo, o Académico reagiu, e provou mais uma vez, que está muito forte mental e fisicamente. A igualdade chegava aos 75min, e pela cabeça do avançado que tinha sido aposta de Lima Pereira minutos antes, Doumbouya, após excelente cruzamento de M.Almeida, estreando-se assim a marcar pelos viseenses. E como nos tem habituado esta temporada, o Académico, já perto do final, marcou mesmo o golo da vitória, dando a cambalhota no marcador. João Paulo com um livre tenso, e marcado de forma irrepreensível do lado esquerdo do ataque academista, fazia o tento da vitória para gáudio dos adeptos presentes no Fontelo, isto mesmo em cima do minuto 90. O jogo finalizou 4 minutos depois, já com Álvaro em campo.

Uma vitória justa, duma equipa que nunca desistiu e acreditou até ao fim. Pessoalmente, penso que talvez seja esta a grande imagem de marca do treinador academista Lima Pereira até ao momento – “Lutar e acreditar até ao último minuto”. Uma questão de mentalidade muitas vezes, parabéns por isso. Assim sendo, a liderança isolada chega finalmente, fruto do empate em Nogueira do Cravo. Destaque ainda para o 14º jogo consecutivo a pontuar por parte do Académico de Viseu. Assinalável, no mínimo.

Outros resultados:
Nogueirense 0-0 Penalva
O.Frades 0-0 O.Hospital
Canas 2-2 Sampedrense
Bustelo 4-1 Sanjoanense
Alba 5-0 Valecambrense

Classificação:
Ac.Viseu 31 pontos
2ºs Nogueirense e Penalva 30 pontos
4ºs Alba e Avanca 28 pontos
6º Bustelo 27 pontos
7º Sanjoanense 22 pontos

João Monteiro

13 thoughts on “Ac. Viseu FC 2-1 AA Avanca

Add yours

  1. 16ª Jornada – Académico – UDS

    Académico-2; Avanca-1

    Novamente na liderança após vitória difícil, mas justa, sobre a formação de Avanca (Estarreja). Com esta vitória, a garantia de que o Académico vai disputar a fase de subida, praticamente ficou conseguida, e com isso pode ser que a calma, a tranquilidade e a serenidade, regresse, finalmente, às hostes Academistas: jogadores, treinador, sócios e adeptos, e que todos possam fazer o seu trabalho, em paz, algo que foi sempre muito difícil de conseguir, no Académico, pois nunca havia tempo para respirar.
    Atingido, praticamente, o objetivo mínimo (9 pontos, faltando 6 jogos, num campeonato tão equilibrado!), há que começar já a amealhar para o grande e único Objetivo, a subida de Divisão e a vitória na série C. Para tal há que aproveitar os 6 jogos que faltam para conseguir o maior número de pontos, e arrancar para a fase de subida com avanço, algo que nunca conseguimos nas 3 edições anteriores em que participámos.
    Quanto, ao jogo, hoje, o Académico entrou bem, conseguiu empurrar logo de início o Avança para o seu sector defensivo, mas faltou o golo, nos primeiros quinze minutos. Dai até final da 1ª parte, o jogo adormeceu, um pouco, e, sendo verdade, que o Avança, nada fazia em termos ofensivos, a verdade é quem defensivamente estava bastante bem, dava pouco espaço e o Académico tinha dificuldade em criar situações claras de golo.
    Na 2ª parte o Académico entra melhor, mais rápido, cria situações de golo, mas contra a corrente do jogo o Avanca faz o 0-1, numa falha coletiva, do sector defensivo do Académico.
    Perante tamanha adversidade, o Académico não se deu por vencido, continua em busca do golo e passado pouco tempo consegue o empate, num grande golo de cabeça de Doumbouya, que tinha entrado para o lugar de Rui Dolores, que fez um bom jogo, excelentes passes, excelentes desmarcações, em especial na 1ª meia hora de jogo. Excelente reforço Rui Dolores.
    O tempo escasseava, ainda assim, houve tempo suficiente para ir em busca da vitória. Quase de seguida o Avança fica reduzido a 10, por entrada muito dura de um seu jogador, bem expulso, portanto.
    As ocasiões de golo para o Académico sucediam-se, mas por isto, ou por aquilo, ou porque o guarda-redes do Avança fazia boas defesas, o golo teimava em não surgir. Mas com a linha ofensiva que o Académico tinha em campo, nesta altura, Baio, Bacari, Doumbouya, a qualquer altura podia acontecer golo e foi isso que sucedeu, em cima do minuto 90. Bola batida para a área, e terá havido desvio de um jogador academista no interior da área, fazendo o merecido golo da vitória. Pareceu que a bola entrou diretamente, mas tudo indica que houve desvio de um jogador do Académico no coração da área.

    Tudo resumido: o Académico jogou bem, trocou bem a bola, não teve uma má primeira parte, ao contrário de alguns jogos anteriores, criou várias situações de golo, umas mais, outras menos claras, mas múltiplas ocasiões. O Avança praticamente não cria ocasiões de golo, ainda assim, marca primeiro e complica muito a tarefa do Académico, mas o Académico de Lima Pereira, é isto, nunca, nunca desiste e vai sempre em busca de um resultado, e isso é mérito, em primeiro lugar, de um só homem, António Lima Pereira, que a tudo soube resistir e agora os resultados falam por si.
    (continua)

    Força Académico!
    Rumo à Subida!

    Carlos Silva

    * texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

    Gostar

  2. 16ª Jornada – Académico – UDS

    Académico-2; Avanca-1

    (Continuação)

    Arbitragem, sem interferência, no resultado, mas não foi uma muito boa arbitragem, pois, apitou em demasia, não compensou devidamente as perdas de tempo e com isso prejudicou de alguma forma o espetáculo. Pode fazer melhor este árbitro, pois pareceu claramente com qualidade para melhores atuações.
    Domingo, há que encarar o jogo, como sendo contra o Benfica, pois apesar de estar bem lá fundo, o Valecambrense tem um equipa que para levar de vencida tem que ser encarada de forma séria, muito séria, e não tenho dúvidas de que Lima Pereira, não vai tolerar quaisquer pensamentos de facilidades ao seu jogadores.

    Finalmente uma referência a Marco Abreu (com menos cabelo!), agora no Avança, um dos grande jogadores que representou o Académico, na década de 90 e que agora de novo pisou o Estádio do Fontelo. Saiu debaixo de merecidos aplausos quando substituído, já perto do fim do jogo. Os grandes jogadores são assim, por onde passam deixam marca.

    Força Académico!
    Rumo à Subida!

    Carlos Silva

    * texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

    Gostar

  3. Mais uma grande vitória do NOSSO Académico!
    Hoje terá sido um dos melhores jogos do Académico esta temporada, e ainda assim, o Avanca sem nada fazer para o merecer, marcou primeiro…
    Grande atitude dos jogadores do Académico, que não baixaram os braços e acreditaram, como se provou, que ainda era possível dar a volta ao resultado.
    Agora é continuar a trabalhar da mesma forma, humildemente e com garra, para continuarmos a alimentar o sonho da subida!
    Novamente uma palavra para o treinador e direcção: assim estamos no caminho certo!Continuem!
    Força Académico!

    Gostar

  4. Onde estão agora os comentários dos detratores do inicio da época. Claro, estão mudos e calados á espera que algo corra mal ao nosso Académico, para voltarem á ribalta com comentários infelizes, a dizerem mal de tudo e todos (dos jogadores, equipa tecnica e direcção).É sempre fácil criticar quando as coisas não correm tão bem como desejamos, como é fértil o futebol, não é Sr Lumago?
    Felicito os jogadores, tecnicos e direcção pelos resultados, mas fundamentalmente por nunca terem tomado as decisões em função dos comentários dos “maldizentes”, mas por convicções.
    Pereira de Sousa

    Gostar

  5. Não que ache que o Sr Lumago precisa de ser defendido mas creio que é necessário repor alguma verdade… Se é verdade que no início da época o Sr Lumago comentou a má qualidade de exibições do NOSSO Académico, também é verdade que citou uma frase conhecida do grande Pedroto que dizia mais ou menos assim “a ópera é no São Carlos” e admitiu que nesta Divisão o mais importante são mesmo as vitórias.

    Não o conheço pessoalmente mas acompanho este blogue há alguns anos e uma coisa é certa: o Sr Lumago é sem sombra de dúvida dos maiores apaixonados pelo Académico! De resto, estamos todos no mesmo barco, queremos todos que o Académico tenha o maior sucesso e por isso há que remar todos para o mesmo lado e apoiarmos este projecto.

    FORÇA ACADÉMICO DE VISEU!
    RUMO À II Divisão!

    Gostar

  6. Na análise ao jogo, faltou uma nota destacada para Marco Abreu (obrigado amigo Carlos Silva por não se esquecer). Realmente este defesa esquerdo deixou saudades no Fontelo, e continuará a ser um SENHOR perante os academistas. Com 37 anos ainda joga tanto…

    Gostar

  7. O melhor jogo que vi do Académico. De realçar a exibição do João Paulo, finalmente está a mostrar o seu futebol. Penso que o Académico em casa tem que que jogar com 2 pontas de lança.
    Saudações Academistas.

    Gostar

  8. Deixo apenas uma nota respeitante aos habituais comentadores, em que por algumas vezes divergem de opinioes… acho salutar situações destas e isto para mim mostra interesse pelo Academico! Sou da opiniao que estao com o clube, porque muitas vezes o mais facil é virar costas, cometer traiçoes priviligiando interesses pessoais que gostam ver satisfeitos. O Academico precisa de quem esta com ele, comentando melhor ou pior, fazendo uma analise de jogo mais ou menos positiva, mas nao deixa de ir ao Fontelo. Quem abandona é pseudo-academista, jamais é cá preciso. ACADEMICO…SEMPRE!!!

    Gostar

  9. Não penso que deva algum esclarecimento aos Academistas que gostam de vir aqui mandar postas de pescada àquilo que eu digo e escrevo, mas enfim.
    Esta época, como na última e na anterior, etc., até há mais de 50, repito mais de CINQUENTA épocas, acompanhei o nosso Académico em centenas e centenas de jogos, muitas vezes fiz milhares de quilómetros para poder estar num qualquer campo e não apenas no Fontelo, como alguns! Não devo nada a ninguém, portanto, com os meus comentários. O que digo é o que penso e quem só vem aqui destilar inutilidades porque viu um joguito e ganhámos, à espera que eu venha dizer maravilhas quando não há maravilhas, só porque é politicamente correcto, pode tirar o cavalinho da chuva.
    O senhor Pereira de Sousa, presumo que é Academista como eu, penso que nos últimos 50 e tal anos tem acompanhado o nosso Académico fora e em casa e portanto está por dentro daquilo que têm sido as exibições do nosso Académico e os resultados obtidos. Tal como eu. Certamente que estamos do mesmo lado, mas eu olho para o jogo, para os jogadores, para as jogadas e o senhor deve olhar para os comentários que aqui se produzem. Eu preocupa-me com o Académico há mais de 5 décadas, o senhor preocupa-se com os meus comentários.
    Só lhe agradeço a atenção, obrigado. Mas se não for pedir muito, quando for ver o Académico, preocupe-se com o jogo, com os jogadores e com as jogadas. Vai ver que nem tudo é cor de rosa, nem tudo corre assim tão bem e, se calhar, acabará por me dar razão.
    O que nunca vai poder ver é a minha pessoa dizer o que quer que seja contra o nosso Académico, porque este Académico é único, foi o grande clube do meu falecido Pai e foi com ele que ganhei esta paixão. Mas não sou cego, sei ver, sei perceber o que se passa à minha volta e o nosso Académico não tem segredos para mim, absolutamente nenhuns, desde há muitos anos, portanto criticarei quando entender que o devo fazer, mas estarei sempre na primeira linha quando for necessário lutar por ele, como sempre fiz, mesmo com prejuízo da minha vida pessoal, familiar e profissional.
    Quem for verdadeiro Academista, não perca tempo a criticar-me porque não adianta nada. Guarde as forças para gritar o nome do Académico no próximo jogo.

    Lumago

    Gostar

  10. Amigo jose lino me desculpe por nao concordar pelo seu ponto de vista relativamente aos 2 ponta de lança porque pelo 2 dos momentos nenhum é capaz de vir atras construir jogo, sou a favor do sistema 4-3-3, precisamos é de um rui santos com mais confiança. força rapazes força academico rumo a subida

    Gostar

  11. Mais uma vez, penso… os grandes academistas andam por aqui! Discordam, tem pontos de vista opostos e, sei la… mas uma coisa é certa, nao viram costas, andam os tais Km, interessam-se pelo “MELHOR CLUBE DO MUNDO”, comentam, estão por dentro! Tudo isto pelo nosso clube, para que seja cada vez maior e melhor. E o Académico nao se troca em situaçao nenhuma. Sinceramente, os meus parabéns, Srs. Lumago, Carlos Silva, Pereira de Sousa e restantes comentadores, peço desculpa se esqueci algum. ACADEMICO…SEMPRE!!!

    Gostar

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑