Recordar: Ac. Viseu 1-0 Oliveira do Bairro SC

Estádio do Fontelo, 20 de Setembro de 1987

3ª Jornada da II Divisão Zona Centro

Árbitro: Joaquim Gonçalves (Porto)

Ac. Viseu: Sardinha; Morgado, Rui Manuel, Carlos Manuel e Amadeu; Delgado, Abel e Cruz; João Luís (Matos 90) e Leal (Quim, 75). Treinador: Carlos Alhinho.

Oliveira do Bairro: Luís Almeida; Amorim, Cardoso, Hélder e Dinis; Orlando, Santos e José António; Rochinha (Batista 70), Azevedo (Nélson 27) e Toninho.

Expulsão: Hélder 22 (Oliveira do Bairro)

Golo: Delgado 90 (1-0).

Golo no último minuto: O Académico, atacando muito, não o fez, no entanto, com o devido discernimento e mostrou-se até, impotente para encontrar soluções apesar de, a partir dos 22 minutos, a turma forasteira, algo indisciplinada, ter ficado reduzida a dez unidades.
Desperdiçada aos 38 minutos, por João Luís, uma grande penalidade, os viseenses só no último minuto é que conseguiram o golo da vitória sobre uma equipa que, com um sistema táctico defensivo bem montado, procurando contrariar sempre que possível as intenções do adversário, não merecia sair derrotada, depois do grande esforço feito em desvantagem numérica, durante três quartos do tempo total.
De qualquer modo a haver, como houve, um triunfo, só assentaria bem aos viseenses, pelo muito que lutaram por ele.
Boa arbitragem.”
Carlos Costa, in A Bola, 21/09/1987

Nota 1: Ac. Viseu apenas com 10 jogadores. Assim que possível ,tentaremos colocar tudo em ordem.

Nota 2: Continuamos a recordar a magnífica época de 87/88 quando o Académico de Viseu alcançou a última subida à I Divisão. À 3ª jornada o Académico de Carlos Alhinho recebeu no Fontelo um dos líderes. O Oliveira do Bairro vinha de duas vitórias mas não passou no Fontelo. Com esta vitória o Académico saltava para o 3º lugar e o Beira-Mar passava a liderar isolado mercê do seu empate em Santarém frente ao União local e aproveitando ainda as derrotas de Mangualde (4-1 em Peniche) e do Mirense (2-0 em Vila Franca de Xira). Recorda-se?

7 thoughts on “Recordar: Ac. Viseu 1-0 Oliveira do Bairro SC

Add yours

  1. Infelizmente não tenho nenhuma memória dessa época porque nasci em 1986 mas sempre ouvi dizer que a equipa do Académico de Viseu de 87-88 foi a melhor de sempre. E acho que vencemos todos os jogos no Fontelo, alguém confirma? Outra coisa, ainda há mais jornais do Académico para disponibilizar ou já foram todos publicados aqui n' A MAGIA DO FUTEBOL?

    Força Académico!

    Gostar

  2. Realmente, foi uma epoca memoravel.
    Como diz o orgirdoR, No Fontelo ganhamos os jogos todos(19).Nessa epoca, cada zona da II divisao era composta por 20 clubes.Em casa o NOSSO CLUBE, era um autentico rolo compressor.Goleadas foram muitas:
    6-1 ao Un. Santarem, 5-1 ao Peniche,etc.
    Foi uma epoca que nao perdi um jogo no Fontelo.Inclusive, o empate com o Atletico para a Taça.
    Na Tapadinha, no jogo de desempate perdemos 3-2.Curiosamente, nesse jogo os 3 golos do Atletico foram apontados pelo Portela e os dois do Academico pelo Joao Luis. Dois jogadores que no fim dessa epoca assinaram pelo Sporting.Ironia do destino.
    Assisti inclusive, aos dois jogos do apuramento do Campeao da II divisao, Com o Famalicao(vencedor da Norte) e Est. da Amadora (vencedor da Sul). Resultado,mais duas vitorias.Pois claro!

    Gostar

  3. O melhor futebol que se viu no Fontelo! Que época memorável!! Perdi poucos jogos (um deles, lembro-me…foi com o Feirense).
    No jogo para a Taça com o Atlético…advinhem quem jogou? O Jorge Jesus!!! Estava em final de carreira (como jogador, claro)

    Gostar

  4. Já aqui vi estes links mas já que estamos a recordar esta fantástica época, cá deixo os vídeos de novo:

    http://www.youtube.com/watch?v=yg-n5-T5FoQ

    e

    http://www.youtube.com/watch?v=kUEWYaeiJqI

    É fantástico o ambiente que se vê nas bancadas. Só tenho pena de não ter idade para me recordar do Académico nesta época. Alguém se recorda do adversário do primeiro vídeo? O segundo foi contra o Estrela de Portalegre (penso eu).

    Saudações Academistas.

    Gostar

  5. Marialvas 1-0 Feirense
    (Lázaro 63)

    União de Leiria 5-0 Guarda
    (Dias 31, Álvaro 52,77, Mendes 72 gp, Cicinho 83)

    União de Santarém 0-0 Beira-Mar

    Estarreja 3-0 União de Almeirim
    (Nené 4, Magalão 22 gp, 30)

    Águeda 0-0 Caldas

    Vilafranquense 2-0 Mirense
    (Bravo 18, Cali 63)

    União de Coimbra 1-1 Torreense
    (Vitor 20) (Nélio 3)

    Peniche 4-1 Mangualde
    (Dé 42, Larsen 67, 86, Noronha 75) (Sambaro 90+9)

    Estrela de Portalegre 1-2 Marinhense
    (Manaca 46) (Borga 62, Sérgio 79)

    Gostar

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑