A época de Milford

Nome: Chibuzor Milford Ohazulike
Data de nascimento: 20/06/1985
Posição: avançado
Estreia pelo AVFC: Académico de Viseu 1 União de Lamas 2
Primeiro golo pelo AVFC: Valecambrense 2 Académico de Viseu 4

Números da época:

Jogos: 23
Titular: 9
Titular substituído: 8
Suplente utilizado: 14
Suplente não utilizado: 1
Golos: 5

Só por uma vez completou os 90 minutos da partida e foi no último jogo frente ao Anadia mas o facto de apenas por uma vez ter ficado no banco sem de lá sair atesta toda a sua importância no jogo academista. Marcou 5 golos – apensa dirão alguns – mas 4 deles foram de extrema importância. Marcou em Vale de Cambra na vitória academista por 2-4. Na 12ª jornada o Académico empatava no Fontelo a uma bola com o Fornos de Algodres quando a 13 minutos do fim Milford – qual “arma secreta” – entra para o lugar de Luís Costa para com dois golos fazer o 3-1 final. Voltou aos golos em Cinfães, já na segunda fase, fazendo o 1-2 final ao vir do banco. Finalmente, e novamente vindo do banco, marcou o golo do empate em Fiães (1-1). Façam as contas e vejam quantos pontos ganhou o Académico com os seus golos. Foi uma vez considerado, por nós A MAGIA DO FUTEBOL, como o melhor academista em campo no jogo caseiro frente ao Fornos de Algodres. Terminou o Top Academista, elaborado por A MAGIA DO FUTEBOL, na 13ª posição com 63 pontos.

Amanhã: A época de Filipe

A época de Tonel

Em relação à época de 2007/2008 Tonel fez menos 30 jogos! Para tal muito contribui a lesão no jogo com o Paços de Ferreira e a evolução de Daniel Carriço. Ele que estava no patamar dos melhores centrais a actuar em Portugal quererá por certo, na época que se avizinha, recuperar o lugar que já foi seu. Apesar da época menos conseguida foi por nós, A MAGIA DO FUTEBOL, considerado como o melhor sportinguista em campo por duas vezes: na jornada inaugural com o Trofense e no primeiro jogo da Liga dos Campeões em Barcelona curiosamente nos jogos em que marcou golos. No Top Leonino elaborado por A MAGIA DO FUTEBOL terminou na 16ª posição com 60 pontos.

Sporting 08/09:

Jogos: 20
Titular: 18
Titular substituído: 1
Suplente utilizado: 2
Suplente não utilizado: 12
Golos: 2

Liga Sagres 08/09:

Jogos: 12
Titular: 10
Titular substituído: 1
Suplente utilizado: 2
Suplente não utilizado: 10
Golos: 1

Liga dos Campeões 08/09:

Jogos: 5
Titular: 5
Golos: 1

Taça da Liga 08/09:

Jogos: 2
Titular: 2
Suplente não utilizado: 2

Supertaça 2008:

Jogos: 1
Titular: 1

Amanhã: A época de Romagnoli

A época de Fernando Ferreira

Nome: Fernando José Almeida Sequeira Ferreira
Data de nascimento: 20/11/1986 em Viseu
Posição: médio
Estreia pelo AVFC: Académico de Viseu 1 União de Lamas 2
Primeiro golo pelo AVFC: Académico de Viseu 1 Vizela 2

Números da época:

Jogos: 20 (1 da Taça de Portugal)
Titular: 12 (1 da Taça de Portugal)
Titular substituído: 9 (1 da Taça de Portugal)
Suplente utilizado: 8
Golos: 3 (1 da Taça de Portugal)

Formado ao lado de grandes nomes do futebol português foi com grande expectativa que os academistas acolheram a chegada de Fernando Ferreira a casa (tal como ele disse na entrevista que nos concedeu). Ao longo da época só por duas vezes completou os 90 minutos. Marcou quatro golos: o primeiro – o primeiro como sénior também – foi para a Taça de Portugal com o Vizela num golo memorável. O segundo foi em casa frente ao São João de Ver na vitória por 3-0. O golo mais importante da época foi em Milheirós de Poaires (Milheiroense) onde foi o autor do golo da reviravolta (1-2). Por último fez também o terceiro golo na vitória academista, em casa, frente ao Avanca. Foi por nós, A MAGIA DO FUTEBOL, considerado por 3 vezes o melhor academista em campo: Vizela (1-2), Tondela (1-1 no Fontelo) e Avanca (3-0). Terminou o Top Academista, elaborado por A MAGIA DO FUTEBOL, com 58 pontos na 14ª posição.

Amanhã: A época de Milford

A época de Vukcevic

Começou a época de 2008/2009 como terminou a anterior, ou seja, em conflito com Paulo Bento. Quando as posições pareciam cada vez mais extremadas – Vukcevic disse que queria sair em Dezembro de 2008 – as diferenças aparentemente foram resolvidas e Vukecevic tratou de mostrar o talento que tem, até que uma arreliadora lesão o obrigou a terminar a época mais cedo. Em relação à época de 2007/2008 Vukcevic baixou os níveis de produção. Foi por uma vez considerado por nós, A MAGIA DO FUTEBOL, como o melhor sportinguista em campo na vitória leonina frente ao FC Porto (4-1) para as meias-finais da Taça da Liga. Como curiosidade refira-se que o montenegrino nunca ficou sentado no banco sem de lá sair. No Top Leonino, elaborado por A MAGIA DO FUTEBOL, terminou na 17ª posição com 58 pontos.

Sporting 08/09:

Jogos: 22
Titular: 14
Titular substituído: 9
Suplente utilizado: 8
Golos: 6

Liga Sagres 08/09:

Jogos: 13
Titular: 8
Titular substituído: 5
Suplente utilizado: 5
Golos: 4

Liga dos Campeões 08/09:

Jogos: 4
Titular: 2
Titular substituído: 1
Suplente utilizado: 2

Taça da Liga 08/09:

Jogos: 5
Titular: 4
Titular substituído: 3
Suplente utilizado: 1
Golos: 2

Amanhã: A época de Tonel

A época de Leandro

Nome: Hélder Ricardo Gomes Leandro
Data de nascimento
: 27/01/1987
Posição: defesa esquerdo
Estreia pelo Académico de Viseu: Académico de Viseu 1 União de Lamas 2

Números da época:

Jogos: 23 (1 da Taça de Portugal)
Titular: 19 (1 da Taça de Portugal)
Titular substituído: 2
Suplente utilizado: 3
Suplente não utilizado: 7

Até à 18ª jornada Leandro foi sempre opção sendo apenas substituído por duas vezes: em casa frente ao Anadia e na Tocha. Na 18ª jornada o Académico de Viseu perdeu em Anadia por 3-2, Leandro foi expulso e ele que era um dos indiscutíveis do plantel academista foi votado ao abandono. Ainda se jogaram mais 18 jornadas mas a verdade é que Leandro só fez mais 4 partidas e só uma como titular. Pela esquerda da defesa passaram até médios e o único defesa esquerdo do plantel de raiz pelo menos – perdeu a importância que tinha tido. Terminou o Top Academista elaborado por A MAGIA DO FUTEBOL na 15ª posição com 57 pontos.

Amanhã: A época de Fernando Ferreira

A época de Pedro Silva

Depois de em 2007/2008 ter estado praticamente toda a época parado por lesão a época que findou podia ser a época de afirmação de Pedro Silva ao serviço dos leões. Foi-o em parte. Foi a partir de Fevereiro que Pedro Silva começou a ganhar protagonismo e com a continuidade de vezes que foi para Paulo Bento começou a ganhar o protagonismo que muitos não esperariam a ponto de ser um dos jogadores de quem mais se espera em 2009/2010. A época ficou indubitavelmente ligado ao seu gesto no Final da Taça da Liga, um gesto que nenhum pai pode recomendar a um filho mas que no momento foi o sentir de toda a nação leonina perante tal “roubalheira”. Ainda que por um gesto pouco dignificante, Pedro Silva ganhou a admiração e o carinho de muitos sportinguistas. Terminou o Top Leonino elaborado por A MAGIA DO FUTEBOL na 18ª posição com 54 pontos.

Sporting 08/09:
Jogos: 20
Titular: 14
Titular substituído: 3
Suplente utilizado: 6
Suplente não utilizado: 13

Liga Sagres 08/09:
Jogos: 14
Titular: 9
Titular substituído: 2
Suplente utilizado: 5
Suplente não utilizado: 8

Liga dos Campeões 08/09:
Jogos: 1
Titular: 1
Suplente não utilizado: 5

Taça de Portugal 08/09:
Jogos: 1
Suplente Utilizado: 1

Taça da Liga 08/09:
Jogos: 4
Titular: 4

Amanhã: A época de Simon Vukcevic

Notícia de interesse academista

Luís Almeida confirmado

Luís Almeida vai manter-se no comando técnico do Académico de Viseu por mais uma temporada. O treinador, um dos rostos principais da subida à II Divisão, chegou a acordo para a renovação de contrato e já prepara a nova temporada com a direcção.
“Sinto-me feliz em Viseu e a aposta é para continuar. A ideia passa por construir um plantel forte que ande pelos primeiros lugares. O Académico tem um nome forte a defender e queremos fazer sempre o melhor”, desejou o treinador, que irá iniciar os trabalhos da nova temporada no próximo dia 23 de Julho.
Quanto a reforços, duas confirmações: o médio Gamarra (Penalva do Castelo) e o central Jonas (Cinfães). O duo assinou por um ano e vai juntar-se ao plantel da equipa de Viseu. Entretanto, tendo assegurado a estretura da útlima época, registam-se oito saídas: Alexandre, Rui Lage, Casal, Sérgio, Leandro, Everson, Milford e Lopes.
Luís Almeida pretende ter o plantel fechado o mais rápido possível, pelo que nos próximos dias poderão surgir novidades: – Ainda faltam chegar mais jogadores. O grupo necessita de ser equilibrado e durante esta semana deverão chegar mais atletas.
Refira-se que o primeiro teste de preparação está marcado para o próximo dia 3 de Agosto, diante do Benfica e Castelo Branco.

Miguel Mendes, in A Bola, página 23 da edição de 29/06/2009

Há dois anos

A 29 de Junho 2007 A MAGIA DO FUTEBOL dava a conhecer aos seus leitores uma entrevista dada pelo Senhor António Albino ao Jornal do Centro. Como faz forte ficou “enquanto for presidente Idalino de Almeida será treinador”. Recorde aqui.

A época de Alexandre

Nome: Manuel Alexandre da Silva Oliveira Gomes
Data de nascimento: 27/12/1973
Posição: defesa direito
Estreia: Fiães 3 Académico de Viseu 0

Números da época:
Jogos: 14 (inclui 1 da Taça de Portugal)
Titular: 11 (inclui 1 da Taça de Portugal)
Titular substituído: 2
Suplente utilizado: 3
Suplente não utilizado: 14

Escolheu um “mau dia” para se estrear pelo Académico de Viseu. No jogo seguinte frente ao Vizela para a Taça de Portugal foi um dos mais inconformados mas o certo é que entre a 8ª jornada, da 1ª fase, e a 19ª não voltou a pisar os relvados com a camisola negra vestida. Voltou na 20ª jornada quando o Académico venceu em Milheirós de Poiares substituindo Zé Bastos ao minuto 89. Nas 16 jornadas subsequentes jogou em 8 emprestando toda a sua experiência ao grupo. Terminou o Top Academista, elaborado por A MAGIA DO FUTEBOL, na 16ª posição com 36 pontos.

Amanhã: A época de Leandro

A época de Grimi

Chegou a meio da época passada mas mesmo assim conseguiu fazer mais um jogo do que na época que findou há pouco. As expectativas para 2008/2009 eram grandes mas Grimi começou a defraudá-las logo no jogo com o FC Porto na 1ª volta onde um erro tremendo da sua parte deu o golo inaugural aos portistas. Teve problemas extra futebol – falta de profissionalismo ao ser apanhado “embriagado” – e teve ainda uma grave lesão que o retirou dos relvados por muito tempo. Dos 19 jogos em que participou o Sporting venceu 12, empatou 3 e perdeu 4. No Top Leonino elaborado por A MAGIA DO FUTEBOL terminou na 19ª posição com 45 pontos

Sporting 08/09:
Jogos: 19
Titular: 16
Titular substituído: 4
Suplente utilizado: 3
Suplente não utilizado. 3

Liga Sagres 08/09:
Jogos: 13
Titular: 12
Titular substituído: 4
Suplente utilizado: 1
Suplente não utilizado: 1

Liga dos Campeões 08/09:
Jogos: 4
Titular: 3
Suplente utilizado: 1
Suplente não utilizado: 1

Taça da Liga 08/09:
Jogos: 2
Titular: 2
Titular substituído: 1

Supertaça 2008:
Suplente não utilizado: 1

Amanhã: A época de Pedro Silva

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑