Jogador do mês: Hélder Postiga

Foto: AP Photo / Armando França
Hélder Postiga é, no entender dos editores de A MAGIA DO FUTEBOL, o jogador do mês de Setembro, ou seja, aquele que durante este período mais pontos acumulou (15). Na segunda posição ficou Tonel com 13 pontos fechando o pódio Rui Patrício com 12. Foi um mês em que o ex portista marcou dois golos muito importantes, o primeiro em Braga frente ao Sporting local e o segundo frente ao Belenenses em Alvalade. No jogo frente ao Belenenses foi mesmo eleito por nós como o melhor em campo facto que muito contribuiu para a eleição de jogador do mês.

Ao ritmo do número 10…

Rui Santos 4 – Para mim o melhor em campo. É excelente termos finalmente o nosso número 10 em grande forma. Marcou os seus 2 primeiros golos no campeonato, esperemos que continue a ser o elemento chave que já representa dentro deste plantel.

Augusto – 3 – Mostrou-se seguro ao longo de todo jogo. Só teve menos bem no golo sofrido. Mas acabou por não ser relevante para o resultado final.


Alexandre – 3 – É uma mais-valia para esta defensiva. A sua experiência pode-se tornar vital para uma boa época academista.


Calico – 3 – Cresce de jogo para jogo. Hoje voltou a estar muito certinho, e com o regresso do ‘novo’ capitão, que esteve a seu lado, também não poderia ser de outra maneira.


Sérgio (Cap.) – 4 – Um dos melhores academistas. Um regresso esperado do ‘comandante’. A equipa parece que ganhou outra consistência com a sua estreia. Excelente jogo, muito bom posicionamento defensivo. Apesar da sua idade, ainda é uma mais-valia dentro do plantel.


Leandro – 3 – Mais um jogo certinho deste defesa esquerdo. Defende bem, e sobe sempre que pode no terreno.


Rui Lage – 2 – Começou o jogo na sua verdadeira posição, e parece-me que lhe estava a correr bem o jogo, quando de repente foi expulso por acumulação de amarelos, numa jogada que ninguém percebeu muito bem o que aconteceu. Foi pena.


Casal – 3 – Este médio-centro é um excelente jogador, volto a referir, é daqueles que não engana. Luta até à exaustão.


Álvaro – 4 – Como já disse na semana passada, este Álvaro a 100% é um grande jogador, e hoje pelos vistos voltou a provar essa tese. A sua entrega ao jogo fala por si, é sempre importante alguém com esta garra e entre-ajuda numa equipa. Está em forma, que continue assim. Foi outro dos melhores jogadores nesta partida.


Milford – 4 – A sua raça e velocidade não enganam, está encontrado o elemento desequilibrador, que na minha opinião, estava a faltar no ataque academista. Fez um grande jogo contra o Tocha. Está a mostrar qualidade. Vai ser um jogador importante para este longo campeonato.


Zé Bastos – 4 – É este Zé que o Académico precisa. Goleador, batalhador, e acima de tudo, mais disciplinado. Em 4jornadas tem 4golos. Está tudo dito. Outro dos melhores por parte do Académico. Que continue assim.


F.Ferreira – 0 – Não teve tempo para ter nota, uma vez que jogou pouco tempo, levou vermelho directo. Não foi possivel descortinar o que realmente se passou.


Lopes – 2 – Serviu para refrescar o ataque dos viseenses.


Everson – 1 – Entrou para segurar a bola na frente de ataque, numa altura em que já estava tudo decidido.

Fantástico jogo, excelente vitória…

Tocha: Vítor Nogueira, Ricardo Freixo (David Costa, 45), Mauro, Marco Brás, Gonçalo (Rafael Duarte, 45), Xirola, Zé Filipe, João Morais, Sopas (Curto, 72), Gonçalo Estanqueiro e Bertier. Treinador: José Viterbo.

Académico de Viseu: Augusto, Alexandre, Calico, Sérgio, Leandro, Rui Lage, Casal, Rui Santos (Éverson, 89), Álvaro, Milford (Lopes, 74) e Zé Bastos (Fernando Ferreira, 63). Treinador: José Miguel Borges.

Cartões amarelos:
Gonçalo (29), Vítor Nogueira (70); Rui Lage (33 e 34), Augusto (57), Calico (80), Sérgio (59), Leandro (65), Rui Santos (61) e Álvaro (88)

Golos: Zé Bastos 31 (0-1), Rui Santos 44 (0-2), Zé Bastos 59 (0-3), ? (1-3), Rui Santos 71 (1-4)
Depois de no passado fim-de-semana terem arrecadado os primeiros pontos do campeonato, os comandados por Prof. José Miguel Borges deram esta tarde nova alegria aos academistas. A equipa apareceu dentro do campo com uma outra motivação, consistência e tranquilidade – pouco vista em jogos anteriores – para isso o regresso do capitão Sérgio teve vital importância. Não espantou portanto, o resultado final de 1-4.O Académico alinhou com:Augusto, Alexandre, Calico, Sérgio (C), Leandro; Rui Lage, Casal, Álvaro, Rui Santos (Everson), Milford (Lopes) e Zé Bastos (F.Ferreira).Foi uma excelente primeira parte realizada por parte do Académico. Notou-se uma defesa mais segura, fruto da entrada de Sérgio, sem dúvida um autêntico ‘comandante’ na defensiva academista. Existiu um meio-campo mais apoiado, com a entrada de Álvaro, e depois um ataque demolidor, onde Milford foi um autêntico ‘quebra-cabeças’ para a defensiva contrária.À passagem da meia hora de jogo, surgiu o primeiro golo do Académico de Viseu, através de Zé Bastos. Um remate cruzado já em queda, depois de grande jogada de Milford por o corredor esquerdo. Estava inaugurado o marcador. Pouco tempo depois, cartão vermelho para Rui Lage. Não se percebeu muito bem o que aconteceu, o jogador levou duplo amarelo depois de uma falta aparentemente normal.A verdade é que o Académico reagiu da melhor maneira à inferioridade numérica e já perto do intervalo Rui Santos elevou a contagem para 0-2, após livre indirecto dentro da área.Ao intervalo era visível um Académico bastante melhor do que os jogos anteriores. Estava mais tranquilo, Sérgio estava a dar uma outra qualidade, e acima de tudo, tranquilidade a toda a equipa.Para a 2ªparte previa-se que a equipa da casa fosse mais atrevida no ataque, mas os viseenses não o permitiram e foram sempre contrariando essa ideia com rápidos contra-ataques. À passagem do minuto 60, Milford noutra das suas arrancadas sofre uma falta dentro da área, e tal como se tinha sucedido na semana passada, Zé Bastos converteu o penalty.O jogo estava controlado pelos academistas, contudo ainda iriam sofrer o golo de honra dos homens da casa, após uma saída algo displicente de Augusto.Mas o Académico respondeu logo de seguida. Rui Santos, mais uma vez, e após jogada de contra-ataque, muito bem concluida por este rápido avançado. Excelente exibição do nosso número 10.Já perto do fim, Fernando Ferreira leva vermelho directo, sem se perceber muito bem o que aconteceu. 1-4 foi então o resultado final.De referir, que a equipa do Académico foi quase toda amarelada. O árbitro fez um péssimo trabalho. O que vale é que os jogadores responderam ao juiz principal com golos.Para finalizar, foi então uma excelente partida por parte do Académico. Finalmente uma exibição de acordo com as ambições do clube. Parabéns à equipa. O negativo foram mesmo as duas expulsões.

Tocha 1 – 4 Ac.Viseu

O Académico está alinhar com:
Augusto, Alexandre, Calico, Sérgio (Cap.), Leandro; Rui Lage, Casal, Álvaro, Rui Santos, Milford e Zé Bastos.
-Golo do Académico aos 31min., Zé Bastos. Remate cruzado já em queda, depois de grande jogada de Milford.
-Vermelho para Lage aos 36min. Mas não se percebeu muito bem o que aconteceu. Levou duplo amarelo e numa jogada banal.
-0-2 por Rui Santos mesmo em cima do intervalo. Livre indirecto dentro da área.
-0-3 Zé Bastos de novo. Através de um penalty cometido sobre Milford.
-1-4 por Rui Santos
-Novo cartão vermelho para os viseenses. Fernando Ferreira vermelho directo.
Terminou o encontro. Excelente exibição por parte dos academistas.

Análise U.D.Tocha – Ac.Viseu

No próximo domingo o nosso Académico defronta a União Desportiva da Tocha. Uma equipa da A.F.Coimbra, comandada por José Viterbo, o conhecido técnico que subiu na época transacta a Sanjoanense. É um campo tradicionalmente complicado para os adversários, recorde-se na temporada anterior a derrota dos viseenses por 2-0 no Complexo Desportivo da Tocha. Já esta época, nas três primeiras jornadas, a U.D.Tocha tem um saldo bastante positivo, averbou uma vitória caseira, e conseguiu dois empates fora de casa, sendo que o último deles foi no sempre difícil campo do nosso ‘vizinho’ Tondela. Este promissor início de campeonato, tem por base a defesa sólida que para já esta equipa possui, sendo constituida por membros bastante experientes, como é o caso de Marco Brás, que já representou por várias épocas a Naval, ou então João Morais, que já passou também por vários clubes profissionais. Esperemos que o Académico seja alheio a estes dados, e encare este desafio com garra, determinação, e acima de tudo, que se sinta por parte dos jogadores o espírito de ‘amor à camisola’, extremamente necessário e imperial para quem quer obter no final a tão almejada vitória. Por fim, de referir que o jogo será chefiado pelo Sr. Hugo Pinto, da A.F.Aveiro.

Álvaro na liderança

Após a realização de 4 jogos oficiais da época 2008/2009 Álvaro é o jogador mais pontuado pelos editores de A MAGIA DO FUTEBOL graças, sobretudo, à sua nota 4 do último jogo academista que duplicou por ser considerado o melhor jogador do Académico em campo. A classificação está assim ordenada:

1º Álvaro 14 (1 nomeação como melhor em campo)

2º Fernando Ferreira 12 (1 nomeação como melhor em campo)

3º Casal 12 (1 nomeação como melhor em campo)

4º Luís Costa 11

5º Zé Bastos 11

6º Leandro 11

7º Calico 10

8º Rui Lage 9

9º Augusto 7

10º Filipe 7

11º Paulo Freitas 7 (1 nomeação como melhor em campo)

12º Milford 6

13º Everson 6


14º Alexandre 6

15º Rui Santos 5

16º Tiago Gonçalves 4

17º Lopes 4

18º Filipe Figueiredo 2

Álvaro comanda também a pontuação para melhor academista do mês de Setembro com 12 pontos os mesmo de Casal.

Nota: Desempate feito tendo por base este post.

Aviso

Se vai ver o próximo jogo do Académico de Viseu à Tocha ou se tenciona ouvir o relato da Estação Diária não se esqueça que a partir deste domingo os jogos passam a disputar-se às 15 horas, como se pode confirmar aqui.

Estava difícil, até que entrou…Álvaro…

Álvaro – 4 – O melhor jogador em campo. É certo que não jogou muitos minutos, mas foram suficientes, felizmente, para ‘oferecer’ ao Académico sangue novo para arrancar esta vitória. Tirou da cartola o 1ºgolo do Académico, com um livre como só ele sabe fazer. Grande golo. Depois, é um jogador que dá tudo em campo, nitidamente sente e vive a camisola que veste.

Augusto3 – Com poucas hipóteses de defesa no lance do penalty, o guardião academista teve uma tarde relativamente tranquila. Contudo ainda se aplicou em duas boas intervenções. Tentou ainda corrigir e ‘acordar’ várias vezes os defesas com ‘berros’ bem audiveis. Nota positiva.

Filipe2 – Decididamente esta não é a sua posição preferida, nota-se que não se sente tão confiante a defesa direito como a trinco. Raramente conseguiu sair a jogar para o ataque, saiu lesionado na 2ªparte.

Calico3 – Foi o melhor no sector defensivo. Está a crescer de jogo para jogo. Depois duma boa exibição contra o Vizela, hoje esteve igualmente a bom nível, e foi o mais esclarecido na defesa. Ah, e tem outro atributo que hoje viu-se muito pouco: garra.

Lage1 – o capitão hoje não esteve bem. Errou passes curtos, tacticamente andava perdido, tanto a central como a trinco. Pareceu nervoso… mas há jogos assim.

Leandro3 – Apesar de não ter subido tanto no terreno como nos jogos anteriores, foi certinho a defender como é seu hábito, o que já é por si só positivo.

Tiago1 – Em 3 jornadas, 2 expulsões, é algo inaceitável. Até estava a defender bem quando foi colocado a central, a sua posição, teve inclusivé duas boas iniciativas para o ataque. Mas podia mais uma vez, ter comprometido a sua equipa com o penalty ‘infantil’ que cometeu.

Casal3 – Foi um dos melhores academistas neste jogo. Mostrou raça, não desistiu de nenhum lance, como vi muitos jogadores fazer. Foi o melhor na 1ªparte, e na 2ª ainda teve de fazer o papel de lateral direito. Mostra que podem contar com ele. E destes os adeptos gostam.

F.Ferreira1 – Só jogou a 1ªparte, e teve 45min muito desinspirados. Não espalhou magia, não conseguiu expôr o seu futebol, abusou nos lances individuais e foi algo conflituoso com os seus adversários.

Rui Santos3 – É uma boa noticia o seu regresso em pleno. Os seus pés não enganam, e quando quer cria muitos desiquilibrios aos defesas contrários. Tentou fazer vários rasgos individuais, mas quase sempre sem o efeito desejado.

Zé Bastos3 – Marcou o penalty que deu os primeiros 3 pontos para o Académico. Teve ao longo do jogo duas boas oportunidades que desperdiçou. De resto, batalhou e cansou os adversários como é habitual nele.

Everson 2 – Teve muito pouco em jogo. Não segurou a bola como costuma fazer, também não lhe sairam bem as coisas esta tarde.

Costa3 – Entrou na 2ªparte, mas a sua entrega ao jogo mereceu logo a nota positiva. Tentou mexer qualquer coisa no jogo, e penso que conseguiu com a sua garra.

Milford3 – Outra boa substituição. A sua entrada trouxe sangue novo ao ataque da nossa equipa. Deu trabalho a defensiva contrária, e o penalty que ditou o resultado final foi feito sobre ele. Esperemos que não se tenha lesionado nesse lance, uma vez que este veloz avançado é claramente candidato a um lugar no onze inicial.

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑