A época de João Moutinho

Não há volta a dar, sportinguista que se preze sente-se traído e magoado por João Moutinho. O Sporting forma sempre grandes atletas mas parece esquecer-se sempre de algo. Futre dizia há uns anos atrás que saíra por dinheiro mas que voltava, ao Sporting, por amor, um dia depois assinava pelo Benfica. Figo é a pessoa que todos conhecemos – em primeiro lugar estão os cifrões. Simão saiu do clube para o Barcelona e dizia, enquanto que beijava o emblema do clube, que devia tudo ao seu querido Sporting mas, um belo dia, de camisola vermelha vestida –ainda não havia rosa – dizia que preferia ver o Boavista campeão do que o seu “querido Sporting”. Faltou “algo” na formação destes atletas.
Mas se é verdade que todos nos sentimos traídos pelo nosso capitão também não é menos verdade que lhe reconhecemos grande mérito nas campanhas que o Sporting tem vindo a fazer. Foi no entender de A MAGIA DO FUTEBOL o melhor sportinguista da época 2006/2007 e repetiu o feito na época que agora findou.
Em 8 ocasiões foi por nós eleito como o melhor do Sporting: na derrota do Dragão frente ao FC Porto; no empate do Estádio do Mar frente ao Leixões; no empate caseiro frente à União de Leiria; em Alvalade frente ao Dínamo de Kiev em jogo a contar para a Liga dos Campeões; no empate de Coimbra frente á Académica; em Alvalade em jogo com o Estrela da Amadora; na derrota do Bonfim com o Setúbal e novamente em Setúbal em jogo a contar para a Taça da Liga.
Foi também o melhor jogador leonino em Fevereiro e Março.
Sporting 07/08:
Total de Jogos: 56
Titular: 55
Titular Substituído: 01
Suplente Utilizado: 01
Golos: 06

Bwin 07/08:
Total de Jogos: 30
Titular: 30
Titular substituído: 01
Golos: 04

Taça da Liga 07/08:
Total de jogos: 07
Titular: 06
Suplente Utilizado: 01

Taça de Portugal 07/08
Total de jogos: 06
Titular: 06
Golos: 01

Liga dos Campeões 07/08:
Total de jogos: 06
Titular: 06
Golos: 01

Taça UEFA 07/08:
Total de jogos: 06
Titular: 06

Supertaça 07/08:
Total de jogos: 01
Titular: 01

O defeso do Sporting

Plantel 2008/2009

Guarda-redes:

Rui Patríco
Tiago
Ricardo Baptista (ex Fulham)

Defesas:

Abel
Pedro Silva
Ronny
Tonel
Andersson Polga
Daniel Carriço (Ex AEL Limassol)
Caneira (Ex Valência)
Grimi

Médios:

Miguel Veloso
Adrien Silva
Rochemback (Ex Middlesbrough)
Pereirinha
Vukcevic
Romagnoli

Marat Izmailov
João Moutinho

Avançados:

Liedson
Yannick
Derlei
Rodrigo Tiuí
Hélder Postiga (Ex FC Porto / Panathinaikos)

Saídas confirmadas:

Gladstone (Cruzeiro/Palmeiras)

Farnerud (Stabaek)

Por colocar:

Stojkovic

Empréstimos:

Marco Matias (Varzim)

Carlos Saleiro (Vitória de Setúbal)
Tiago Pinto (Trofense)
Luis Paez (Fátima)
João Gonçalves (Olhanense)
Paulo Renato (Olhanense)
Zezinando (Real Massamá)
Celsinho (Estrela da Amadora)
Purovic (Kayserispor)
Bruno Matias (Fátima)

Notícia de interesse academista

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu criar um grupo de trabalho que proponha à Assembleia Geral (AG) do organismo novos quadros competitivos para a II e III divisões a partir de 2009/10. De acordo com o comunicado pela FPF e após encontro com a Comissão Delegada das Associações Regionais e Distritais, decidiu-se criar este grupo, de forma a alterar os quadros, impossíveis, temporalmente, de modificar ainda para esta temporada. A FPF revela também não ser possível modificar o formato dos campeonatos, já que a “III Divisão ainda não atingiu a forma final, de acordo com o processo de transição aprovado” em AG. A ideia de criação do grupo de trabalho pretende também garantir “competitividade e estabilidade dos campeonatos nacionais”.

In O Jogo online

Outro jogo de pré época

O jornal A Bola anuncia na sua edição de hoje que o Académico de Viseu no dia 10 de Agosto se desloca a Fornos de Algodres para aí defrontar a equipa local que esta época jogará “connosco” na III Divisão.

O primeiro ensaio do Académico

A Magia do Futebol, não esteve presente no jogo de estreia da Equipa do Académico para a nova época que se avizinha, por isso retirámos este texto da autoria de José Luis Araujo, do Jornal Diário de Viseu.

Académico perdeu mas mostrou bons apontamentos
O Académico perdeu frente ao Esmoriz, na primeira partida de preparação para a nova época, no regresso de António Caetano ao Fontelo. Para este primeiro jogo o técnico viseense apostou numa equipa que não irá andar muito longe daquela que irá iniciar o campeonato.
Apesar da derrota ficaram coisas positivas. A equipa demonstrou já um fio de jogo, alguma consistência e entrosamento, a que faltou um pouco mais de pontaria. Rui Santos, aliás, falhou a conversão de uma grande penalidade, a cinco minutos do intervalo, numa primeira parte que a formação orientada por José Miguel Borges deu boa conta do recado, perante uma equipa de um escalão superior.
A etapa complementar começou, praticamente, com o golo do Esmoriz, numa lance de bola parada no interior da meia-lua. A movimentação dos jogadores, num lance estudado, acabou por permitir a Alcino marcar o único tento do encontro.
A reacção dos viseenses não se fez esperar e à passagem do primeiro quarto de hora a baliza contrária passou por momentos de grande aflição. Valeu o guardião Nuno que, por duas vezes, negou o golo aos viseenses.
Com as alterações introduzidas o jogo foi perdendo interesse, apesar do empenho dos jogadores. Ainda assim, por aquilo que fizeram os academistas mereciam o empate.
Trabalho positivo do trio de arbitragem, liderado por Luís Caiado.

Destaques individuais

Neste primeiro jogo não deu para tirar grandes ilações, mas Paulo Freitas mostrou segurança na baliza. Na defesa a luta vai ser acesa por um lugar no eixo, com Tiago e Saraiva a mostrarem um bom entendimento, mas Sérgio é um sério candidato à titularidade. Enquanto isso, Alexandre e Leandro estiveram bem nas faixas laterais da defesa.
No meio campo Calico apareceu a trinco, com Lage e Fernando Ferreira um pouco mais adiantados. Rui Santos esteve bem na ala direita, com Lopes mais discreto na ala contrária, enquanto Zé Bastos mostrou instinto pela baliza. No meio de tudo isto há ainda Álvaro, Costa, Milford e Filipe Figueiredo candidatos a um lugar no onze inicial. A par disso há outros jovens, alguns da cantera academista que espreitam por uma oportunidade.

Lage foi o primeiro capitão

Rui Lage foi o primeiro capitão da temporada, uma vez que Álvaro, que envergou na grande maioria dos jogos da época a braçadeira, ficou no banco. Rui Lage é, aliás, um dos mais carismáticos jogadores do plantel, pelo que não foi de admirar que José Miguel Borges lhe tenha entregue a tarefa de capitanear a equipa dentro de campo. O outro candidato é Sérgio, neste seu regresso ao Fontelo.

Quatro ausentes

Neste primeiro jogo da época o técnico viseense não pôde contar com Filipe Figueiredo, Sérgio, Augusto e Milford. O guarda-redes encontra-se doente, enquanto que os jogadores de campo estão com pequenas mazelas próprias deste início de época.

A época de Liedson

Liedson foi, no entender de A MAGIA DO FUTEBOL o 2º melhor jogador do Sporting na época que há pouco terminou. Foi eleito por nós em 7 ocasiões como o melhor do Sporting em campo: tudo começou em Outubro em Fátima em jogo a contar para a Taça da Liga; a segunda distinção ocorreu em Alvalade frente à Naval; em Janeiro voltou novamente a ser o melhor no jogo frente ao Lagoa para a Taça de Portugal; frente ao Beira-Mar – também em Janeiro – em jogo a contar para a Taça da Liga, jogo que decorreu em Alvalade; a quarta distinção foi também em Alvalade frente ao Marítimo em jogo a contar para a Taça de Portugal; depois de alguma ausência de golos voltou a fracturar frente ao Nacional em Alvalade e, finalmente, na Figueira da Foz frente à Naval – outra vez – marcou dois golos e foi de novo o melhor do Sporting em campo. Em Outubro foi no nosso entender o melhor sportinguista do mês.

Sporting 07/08:
Total de Jogos: 47
Titular: 47
Titular Substituído: 03
Golos: 24

Bwin 07/08:
Total de Jogos: 26
Titular: 26
Titular substituído: 02
Golos: 11

Taça da Liga 07/08:
Total de jogos: 05
Titular: 05
Golos: 04

Taça de Portugal 07/08
Total de jogos: 04
Titular: 04
Titular Substituído: 01
Golos: 03

Liga dos Campeões 07/08:
Total de jogos: 06
Titular: 06
Golos: 04

Taça UEFA 07/08:
Total de jogos: 05
Titular: 05
Golos: 02

Supertaça 07/08:

Total de jogos: 01
Titular: 01

A época de Tonel

E depois de este tempo todo a resumir o que foi a época dos jogadores do Sporting chegámos ao pódio – ao terceiro lugar que vai direitinho para Tonel que soube conquistar todo o carinho e simpatia dos adeptos do Sporting – ainda que formado que formado num clube rival (afinal nós também os temos!). Tonel que, tal como dito anteriormente, foi no nosso entender o terceiro melhor sportinguista da época 2007/2008 foi eleito por nós, A MAGIA DO FUTEBOL por duas vezes como o melhor do Sporting em campo: em Glasgow frente ao Rangers onde demonstrou “toneladas de entrega” e mais tarde em Alvalade frente ao Leixões, tudo isto no mês de Abril o que também lhe valeu o título de melhor jogador do Sporting do mês em questão.
Sporting 07/08:
Total de Jogos: 53
Titular: 53
Titular Substituído: 03
Suplente Não Utilizado: 01
Golos: 05

Bwin 07/08:
Total de Jogos: 28
Titular: 28
Titular substituído: 03
Suplente não utilizado: 01
Golos: 04

Taça da Liga 07/08:
Total de jogos: 07
Titular: 07

Taça de Portugal 07/08
Total de jogos: 05
Titular: 05

Liga dos Campeões 07/08:
Total de jogos: 06
Titular: 06
Golos: 01

Taça UEFA 07/08:
Total de jogos: 06
Titular: 06

Supertaça 07/08:
Total de jogos: 01
Titular: 01

A época de Miguel Veloso

Miguel Veloso tem me desiludido não tanto pela sua performance – é um grande valor – mas sobretudo pelas vezes que abre a boca “insultando” quem o tem apoiado sempre a 100% mesmo quando parece não o merecer. Falando dos desempenhos da época que terminou foi por duas vezes considerado por nós como o melhor do Sporting, a saber: no Bessa frente ao Boavista num jogo disputado “ao ritmo de Veloso” e na vitória leonina de Alvalade frente ao Marítimo. Acabou a época como o 4º melhor jogador do Sporting com 146 pontos, na tabela editada por A MAGIA DO FUTEBOL, sem deslumbrar mas acumulando os pontos suficiente que os 53 jogos lhe proporcionaram.


Sporting 07/08:
Total de Jogos: 53
Titular: 48
Titular Substituído: 03
Suplente Utilizado: 05
Golos: 01

Bwin 07/08:
Total de Jogos: 29
Titular: 28
Titular substituído: 01
Suplente utilizado: 01
Golos: 01

Taça da Liga 07/08:
Total de jogos: 06
Titular: 04
Titular substituído: 01
Suplente utilizado: 02

Taça de Portugal 07/08
Total de jogos: 06
Titular: 05
Titular Substituído: 01
Suplente Utilizado: 01

Liga dos Campeões 07/08:
Total de jogos: 06
Titular: 05
Suplente Utilizado: 01

Taça UEFA 07/08:
Total de jogos: 05
Titular: 06

Supertaça 07/08:

Total de jogos: 01
Titular: 01

A época de Abel

Abel foi dos poucos a meter-se na liderança – Setembro -, quase sempre ocupada por João Moutinho, da tabela editada por A MAGIA DO FUTEBOL . Foi por 3 vezes o melhor sportinguista em campo no nosso entender: na vitória leonina em Alvalade frente ao Belenenses num jogo “sempre a abrir”; novamente em Alvalade frente ao Setúbal (2-2) onde teve actuação “decisiva” e por fim ainda no decorrer do ano de 2007 – baixou muito a fasquia “exibicional” em 2008 – no jogo contra o Fátima. Foi também o melhor jogador do Sporting, no nosso entender, do mês de Setembro. Terminou a época como o 5º melhor jogador do Sporting com 143 pontos.


Sporting 07/08:
Total de Jogos: 52
Titular: 50
Titular Substituído: 09
Suplente Utilizado: 02
Golos: 02

Bwin 07/08:
Total de Jogos: 28
Titular: 27
Titular substituído: 05
Suplente utilizado: 01

Taça da Liga 07/08:
Total de jogos: 05
Titular: 04
Titular substituído: 01
Suplente utilizado: 01

Taça de Portugal 07/08
Total de jogos: 06
Titular: 06
Titular Substituído: 02
Golos: 01

Liga dos Campeões 07/08:

Total de jogos: 06
Titular: 06
Golos: 01

Taça UEFA 07/08:
Total de jogos: 06
Titular: 06
Titular Substituído: 01

Supertaça 07/08:
Total de jogos: 01
Titular: 01

Filipe?

O jornal A Bola noticia que o médio Filipe que se treina no plantel do Académico de Viseu à experiência tem probabilidades de ficar no clube. Filipe? Quem é o Filipe?!

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑