Jogador do mês: Polga

Foto: Associated Press (Martin Rickett)

Decididamente Novembro não foi um bom mês para o Sporting. E quem se destacou no Sporting este mês? Para nós, autores de A MAGIA DO FUTEBOL, foi Andersson Polga pois foi ele o jogador do Sporting mais pontuado, com 18 pontos, durante o mês de Novembro sucedendo assim a Derlei (Agosto), Abel (Setembro) e Liedson (Outubro). Liedson e João Moutinho foram os jogadores que se seguiram na “pontuação mágica” com menos um ponto que o brasileiro.
O mês de Novembro começou com a vitória leonina (4-1) em Alvalade frente à Naval, nesse jogo Liedson foi por nós considerado o melhor em campo e Polga recebeu a nota 3. Seguiu-se o confronto para a Liga dos Campeões frente à Roma que, como bem nos lembramos, terminou empatado a dois golos sendo o segundo golo uma auto-golo de autoria de Polga mas nem isso nos demoveu de considerar – com nota 4 – o central brasileiro como o melhor do Sporting em campo pois, apesar do seu azar, foi um gigante. O terceiro jogo do mês realizou-se no Estádio AXA frente ao Sporting de Braga ( derrota por 3-0) e nem Polga escapou à mediocridade recebendo nota 1 num jogo em que Tiago foi considerado o melhor do Sporting em campo. No empate frente ao Leixões (1-1) Moutinho foi o melhor e Polga recebeu a nota 3. Finalmente frente ao gigante Manchester United (2-1) Rui Patrício – outra vez um guarda redes – foi o melhor e Polga, para não variar, recebeu a nota 3 que conjugada com a nota 2 para Liedson lhe valeu o “título” de o melhor jogador do Sporting para A MAGIA DO FUTEBOL no mês de Novembro.

Jogador do mês: Marcos

Em Agosto e Setembro foi Zé Bastos, em Outubro a escolha recaiu em Manuel Fernandes, em Novembro a escolha dos autores de A MAGIA DO FUTEBOL para jogador do mês é Marcos.

Num mês em que só se disputaram dois jogos e em que o Académico “só” fez dois golos e não sofreu nenhum a escolha só podia recair em alguém do sector defensivo. Ora Marcos faz parte do lote defesas do nosso clube, é o único totalista – infelizmente por pouco tempo pois a sua saída do clube, ainda que temporária, parece irreversível – e fez um golo absolutamente decisivo no último domingo frente à Sanjoanense, um golo que valeu a liderança da nossa equipa no nacional da III Divisão Série C e convém relembrar que já em Outubro o central do Académico de Viseu havia feito um golo deveras importante um golo que valeu o empate. Este é também um “prémio” para um jogador que aos poucos foi vencendo as desconfianças dos sócios e adeptos do Académico de Viseu ao ponto de ser de momento um dos jogadores mais acarinhados por todos que vêem o Académico de Viseu.

Nota: A MAGIA DO FUTEBOL tem ainda o prazer de anunciar que brevemente voltaremos a entrevistar jogadores do Académico de Viseu. Lançá-mos o repto ao Marcos e ele aceitou. Quer perguntar-lhe algo? Pode fazê-lo enviando as perguntas que quiser fazer, para o nosso mail a.magia.do.futebol@gmail.com . Tem que o fazer até às 12H00 de amanhã, 1 de Dezembro de 2007

O Novembro academista

Novembro foi um mês de pouco futebol no que aos seniores do Académico de Viseu diz respeito pois só foram disputados dois jogos. No entanto foi um mês com 100% de aproveitamento, dois jogos, duas vitórias, facto que valeu a liderança isolada da Série C da III Divisão.

Ora num mês em que só se disputaram dois jogos é um mês propenso a que haja muitos totalistas. São 6: Calico, Marcos, Negrete, Megane, Beaud e Álvaro.
Preocupante é o número de cartões que os jogadores do Académico viram: em apenas 2 jogos foram mostrados aos academistas 12 cartões amarelos e dois vermelhos (por acumulação). Ora no domingo assisti à expulsão de Cardoso, expulsão essa que só foi possível devido ao excesso de protagonismo do árbitro mas há que refrear ânimos para que depois os árbitros não expulsem jogadores do nosso clube por “dá cá aquela palha”. É verdade que o Académico se tem “dado bem” com as expulsões e recordo os jogos com Arouca, Tondela e Sanjoanense mas, convenhamos, não se deve abusar da sorte.

Valério e Marcos foram os autores dos golos academistas em Novembro. Ambos marcaram pela segunda vez e estão a apenas 1 golo, no que ao campeonato diz respeito, do nosso melhor marcador, Zé Bastos.

A 2ª internacionalização de Leal

Quem acompanha diariamente A MAGIA DO FUTEBOL sabe que às quintas-feiras recordamos todas as internacionalizações de Leal que foi jogador do Académico de Viseu e Sporting. Por falar em Académico quem não sabe fique a saber que o antigo internacional português esteve nas bancadas do Estádio do Fontelo no passado domingo na vitória sobre a Sanjoanense.
Hoje recordamos a sua segunda internacionalização. Aconteceu a 19 de Dezembro de 1990, o jogo 291 da selecção era particular e disputou-se no Estádio Dr. Vieira de Carvalho na Maia tendo como adversário os Estados Unidos da América. Neste dia Leal apadrinhou a estreia de Vítor Baía, Fernando Couto e Jorge Couto. O seleccionador era Artur Jorge, o árbitro era R. Marcos de Espanha e Portugal venceu por 1-0 com golo de Domingos alinhando da seguinte forma:

Portugal: Silvino (Benfica) (Vítor Baía – FC Porto), João Pinto (FC Porto), Fernando Couto (FC Porto), Venâncio (Sporting) e LEAL (SPORTING); Rui Barros (Mónaco), Vítor Paneira (Benfica) (Nelo – Boavista), André (FC Porto) e Semedo (FC Porto); Domingos (FC Porto) (Jorge Couto – FC Porto) e Paulo Futre (Atlético de Madrid).

Agenda Desportiva do fim de semana.

Séniores
Oliveira do Hospital vs ACADEMICO VISEU
02/12/2007 – 15:00 – Oliveira do Hospital

Juniores
ACADEMICO VISEU
vs Feirense
01
/12/2007 – 15:00Campo 1.º de Maio do Fontelo

Juvenis
S.C. Santar vs ACADEMICO VISEU
01/
1 2 /2007 – 15:00Campo Francisco Vidal (Santar)

Iniciados
ACADEMICO VISEU vs A.D. Taboeira
02/12/2007 – 11:00Campo 1.º de Maio do Fontelo

Infantis
ACADEMICO VISEU
vs Repesenses
02/12
/2007 – 09:30 – Campo de futebol de 7 do Fontelo

Veteranos
Régua vs ACADÉMICO DE VISEU
01/12/2007 – Régua

Boa jornada das camadas jovens

Juniores: a equipa defrontou a Oliveirense um dos adversários directos na tabela classificativa. As duas equipas lutavam por uma vitória que os catapultasse para melhores posições na tabela classificativa. Tendo o domínio da partida e das melhores ocasiões não conseguiu marcar e a vitória acabou por sorrir aos homens de Oliveira de Azeméis por 1-0.
Juvenis: A turma de João Gomes domina a sua série e mais um adversário foi ultrapassado com uma vitória gorda que foi avolumada por uma boa segunda parte. O resultado final foi 5-0 e que mostrou o melhor futebol da turma academista. Nota negativa deste jogo é a lesão grave de Regueira a quem desejamos as melhoras
Iniciados: Após uma boa vitória em terras de São João da Madeira, outra deslocação teve que esta equipa fazer. Desta vez a terras de Poiares e mais uma vez está de parabéns pois conseguiu arrancar um triunfo por 4.1 que faz com que de momento mantenha um lugar tranquilo
Infantis A: A viagem era curta, desta vez esta equipa deslocava-se a Ranhados e a sua tarefa foi facilitada com um futebol agradável e onde os golos foram surgindo até ao número final de 9-0. Com esta vitória o Académico assume a primeira posição que mostra o bom campeonato que esta equipa está a realizar.
Infantis B: Os jovens academistas defrontavam uma equipa forte e bastante manhosa. Começando a ganhar o Académico deixou que o Paivense desse a volta no marcador até 3-1. Com uma entrega grande ainda conseguiu reduzir, embora sem tempo para tentar o empate. Foi uma vitória da equipa mais arguta e eficaz.
Escolas: os mais pequeninos da formação academista deslocaram-se a um terreno sempre dificil que é o do Penalva do Castelo. Com um bom jogo os golos foram surgindo até atingir um patamar de 11-0. Com um nível goleador destacável esta equipa em 5 jogos marcou 58 golos, sofrendo somente 2. Grande campeonato!

Era a feijões

Foto: Associated Press

Manchester United 2 Sporting 1: Ainda Abel não marcara em Old Traford e quase que se adivinhava que este jogo seria a feijões – no sentido que o Sporting acontecesse o que acontecesse iria para a Taça UEFA – porque a Roma vencia em Kiev. No entanto como o golo de Abel surgiu aos 21 minutos e no outro jogo o 0-1 ainda se mantinha houve ainda uma ténue esperança que o Sporting pudesse sonhar com o apuramento para a próxima fase. Mas o 0-3 na Ucrânia chegou antes dos 40 minutos e fez com que este fosse o jogo mais fácil de assistir na temporada leonina de 2007/2008 porque afinal era mesmo a feijões.

Apesar de o Sporting ter feito um jogo “jeitoso” a verdade que é que o resultado acabou por ser justo porque não fomos capazes de canalizar jogo suficiente para a zona onde se decidem os jogos, ou seja, na área adversária. Isto apesar de termos feito o 0-2 e não me venha dizer que o Liedson tinha o cabelo em fora de jogo.
E fomos novamente derrotados por Cristiano Ronaldo. Não me sinto minimamente chateado com o feito do 7 do Manchester nem com aquela cara de gozo após o golo nem muito menos por fazer “queixinhas” ao árbitro por ter agarrado Marian Had, nem ponho em causa o seu sportinguismo e muito menos o seu profissionalismo, só queria saber se sentados nos vossos sofás bateram palmas ao marcador do golo que nos derrotou. É que desta vez até podiam… era a feijões
!

O 1 esteve em grande

Foto: Associated Press

Rui Patrício –3- É a minha escolha para o melhor do Sporting. No lance do golo de Cristiano Ronaldo parece não ter feito tudo o que tinha ao seu alcance mas aquela bola vinha com muito efeito e já houve guarda redes com outro nome que deixaram entrar bolas muito semelhantes. De resto não tremeu com a sua estreia na Liga dos Campeões e logo num palco daqueles e ainda foi a tempo de arrancar duas ou três boas intervenções. Agora lá vêm as comparações com Damas… que tal não abale o miúdo.

Abel –3- Farto de fazer assistência para os outros brilharem desta vez mesmo que sem querer colocou o Sporting na frente do marcador, facto nada mau para quem contribui também involuntariamente para o golo do Leixões que valeu aquele empate arreliador em Matosinhos..

Tonel –3- Autoritário o quanto baste para arrancar nota positiva.

Polga –3- Teve uma ou duas perdas de bola algo infantis mas nada que comprometesse mais uma exibição acima da média na Liga dos Campeões.

Had –3- Acabou por não evitar alguns cruzamentos perigosos para a área do Sporting mas no global fez uma exibição que lhe vai valer a continuidade como titular do Sporting.

Miguel Veloso –3- O ruído à sua volta tem sido ensurdecedor e nem o próprio o tem sabido gerir dando a ideia que está apenas à espera que o tempo passe para poder sair do Sporting. Mas arrancou uma exibição de bom nível ao nível do grande jogador que é. Se aquele remate tem entrado….

João Moutinho –3- Exibição de garra e entrega ao Sporting e ao seu jogo.

Izmailov –3- O russo entrou muito bem em jogo chamando assim as luzes do jogo do Sporting entregando-se ao labor recuperando muitas bolas e ainda as entregando perfeitamente jogáveis. Foi pena que na segunda parte se tenha eclipsado.

Romagnoli –2- Parece estar a voltar á fase da época anterior em que apenas se vê a espaços.

Purovic –2- Ele agora até vem atrás tentar buscar a bola. Mas é na área que ele deve estar.

Liedson –2- O árbitro achou que ele tinha um cabelo em fora de jogo e retirou-lhe a hipótese de acrescentar mais um golo à sua conta pessoal e de ter uma melhor pontuação dada por nós.

Vukecevic –1- Não entrou nada bem no jogo e como demorava muito a soltar a bola acabava por estragar as jogadas de ataque do Sporting.

Farnerud –1- Tento ver algo de útil que o sueco acrescente á equipa e não consigo.

Pereirinha –1- Uma arrancada em velocidade pelo flanco direito e pouco tempo teve para mais.

Neste dia

A 28 de Novembro de 1990, passaram 17 anos, o Sporting deslocou-se à Holanda para defrontar o Vitesse para a 1ª mão da 3ª eliminatória da Taça UEFA. Resultado final: 0-2.

Vitesse: Van der Gouw, Straal, Thijssen, Boos (c), Van Bremen, Van der Brom, Laamers, Ayjer, Hilgers (Loeffen 71), Latuheru e Van Arum. Treinador: Bert Jacobs.
Sporting: Ivkovic; Carlos Xavier (João Luís 40), Miguel, Venâncio (c) e Leal; Douglas, Litos, Oceano (Bozinoski 30) e Filipe; Fernando Gomes e Cadete. Treinador: Marinho Peres.

Golos: Carlos Xavier 23 (0-1), Fernando Gomes 36 (0-2)

Outros resultados europeus da época 90/91:
Sporting 1 Malines 0
Malines 2 Sporting 2
Sporting 7 Timisoara 0
Timisoara 2 Sporting 0

Fonte: 50 anos a rugir na Europa (Prime Books)

Neste dia

A 27 de Novembro de 1985, passaram 22 anos, o Sporting deslocou-se a Espanha para defrontar o Athletic Bilbao para a 1ª mão dos oitavos de final da Taça UEFA. Resultado final: 2-1.

Athletic Bilbao: Zubizarreta, Urkiaga, Nuñez (c), Goicoechea, De La Fuente (Linceranzu 85), Gallego, De Andrés, Urtubi, Noriega (Júlio Salinas 53), Sarabia e Argote. Treinador: Javier Clemente

Sporting: Damas; Gabriel, Morato, Venancio e Fernando Mendes; Sousa, Oceano, Jaime Pacheco e Mário Jorge; Manuel Fernandes (c) (Meade 64, Saucedo 89) e Jordão. Treinador: Manuel José.

Golos: Sarabia 15 (1-0), Salinas 58 (2-0), Meade 73 (2-1)

Outros resultados europeus da época 85/86:
Sporting 3 Feyenoord 1
Feyenoord 2 Sporting 1
Dianamo Tirana 0 Sporting 0
Sporting 1 Dinamo Tirana 0

Fonte: 50 anos a rugir na Europa (Prime Books)

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑