Sporting mostra quem é o campeão!

  • O Sporting bateu hoje, no pavilhão da Luz, o Benfica por 2 a 1, com golos de Davi e Bibi, pelo Benfica marcou João Marçal. Foi uma exebição de raça e de muito querer, perante o denominado Dream Team, que vem demonstrar mais uma vez o excelente trabalho de Paulo Fernandes. Hoje o Benfica ficou a saber que se quer ser campeão vai ter que ser melhor dentro do campo, porque ter apenas “nomes” não chega. Ficam aqui os meus destaques:
  • Cristiano(foto) – Substituir João Benedito não era, nem é, tarefa fácil mas o guarda redes leonino demonstrou hoje que se pode contar com ele. Esteve magistral.
  • Davi e Deo- Classe, muita classe, ao longo de todo o jogo sendo os golos a parte mais visível.
  • Zezito- O grande capitão!
  • Benfica- Ainda não me habituei a ver o Gonçalo Alves com aquela camisola e penso até que nem ele! Bebé foi adiando o inevitável e é com muita pena que o vejo naquele clube. Já vão longe os tempos em que o vi jogar pela primeira vez pelo Castelo no Pavilhão da Ajuda em Lisboa. Decididamente o vermelho não lhe fica bem.
A foto foi tirada daqui, é pertença do Sporting Futsal e a crónica, também do Sporting Futsal aqui.

Divisão de Honra AFVISEU (continuação)



GRUPO DESPORTIVO DO MANGUALDE
O Mangalde tem um site em construção aqui. Apresenta fotos de alguns dos jogadores bem como os respectivos mails, não consigo é perceber se os jogadores são da época passada ou desta. Na blogosfera nada se encontra.

CLUBE DESPORTIVO E RECREATIVO MOIMENTA DA BEIRA
Aí está de novo o zerozero a dar a constituição do plantel. Na blogosfera ficamos a saber aqui que o ex guarda redes Correia assinou pelo Sernancelhe e mais nada. Fica aqui os meus parabéns ao Sernancelhe pelo seu blog.

SPORTING CLUBE DE LAMEGO
A constituição do plantel está, outra vez, no zerozero e nada mais se consegue descobrir.

SPORT CLUBE PAIVENSE
O Paivense tem um site como se pode ver aqui. O pior é que não é actualizado desde 12 de Novembro de 2002! No blog Tribuna Laranja neste post, datado de 14 de Setembro de 2006, fala-se das grandes dificuldades do clube e de alguém que tenta pegar no clube. Vem há baila nomes conhecidos, de antigos colegas de escola, como são Pedro Rochinha e Nuno Coutinho

CARVALHAIS FUTEBOL CLUBE
Nenhuma informação sobre este clube.

SPORT VISEU E BENFICA
Visitem aqui o site deste clube. Temos fotos dos jogadores e o seu historial. Os meus parabéns ao Viseu e Benfica!

ACADÉMICO DE VISEU FUTEBOL CLUBE
Apresenta um site que considero bonito mas que se manteve “mudo” durante todo o defeso e continua “calado” nesta pré época. Na blogosfera posso dizer que este é o blog que mais fala sobre o clube. O meu amigo “beto” no blog futebol de ataque também tenta falar do clube mas depara-se com os mesmos problemas que eu, ou seja, falta de informação. Aqui temos um blog que começou muito bem mas que não é actualizado desde 11 de Maio.

LUSITANO FUTEBOL CLUBE DE VILDEMOINHOS
Também tem um site que sofre do síndrome da não actualização. Na blogosfera nada se vê.

São poucas as informações fornecidas. O Viseu e Benfica é uma verdadeira pedrada no charco. Custa muito aos clubes manterem pelo menos um blog actualizado?
Que comece o espectáculo!

Divisão de Honra AFVISEU

  • Começa este domingo a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu. Vejamos o que se pode saber das equipas em competição através da net.

    ASSOCIAÇÃO OS VOUZELENSES
    A única coisa que se consegue saber é que Bá, ex jogador do clube, assinou pelo Águeda como se pode constatar no blog Orgulho Aguedense clicando aqui.

    UNIÃO DESPORTIVA SAMPEDRENSE

  • Aqui poderemos ver a constituição do plantel para esta nova época. Fiquei assim a saber que o André Bauxote trocou o Académico pela turma de São Pedro do Sul, é uma enorme perda para o Académico mas uma boa aquisição do Sampedrense. Há também na net um blog que deveria falar do Sampedrense mas só tem um post da vitória deles contra o AVFC da época passada!
  • GRUPO CAMPIA
  • Sobre o Campia apenas se fica a saber que o central Edgar, através de um blog aveirense, assinou pelo Calvão!!!
  • ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E RECREATIVA TAROUQUENSE
  • O site zerozero mostra-nos aqui o plantel. Não deve estar completo pois só constam 13 nomes. Nada mais se descobre.
  • ASSOCIAÇÃO CULTURAL DESPORTIVA RECREATIVA LAMELAS
  • Novamente o zerozero mostra-nos os nomes do plantel da equipa do concelho de Castro Daire e nada mais encontrei na net.
  • MORTÁGUA FUTEBOL CLUBE
  • O zerozero mostra-nos que o Mortágua tem jogadores com nomes muito curiosos: Tcherno, Rã, T2, Pelicano e Znecks!
  • CLUBE DESPORTIVO DE CINFÃES
  • Vai jogar o Cinfães? Concerteza que sim mas não encontro nada sobre este clube!
  • GRUPO DESPORTIVO OLIVEIRA DE FRADES
  • É no zerozero que se fica a saber que este clube tem um jogador argentino! É o Juan.
Para amanhã ficam as restantes equipas.

Nani e Ricardo são os destaques

Nani –4- Um golão para os grandes tubarões do futebol europeu verem e a sua cotação sempre a subir. Que espectáculo! Foi o mais rematador.

Ricardo –4- Fez uma defesa de outro mundo plena de reflexos. Não leva o 5 porque falhou num cruzamento.

Miguel Garcia –2- Não se pode queixar de falta de oportunidades e teima em desperdiçá-las.

Tonel –2- Está no golo sofrido e no início do segundo tempo deixou fugir um adversário que só não deu em golo porque Ricardo foi imperial. O amarelo visto bem cedo terá contribuído para uma actuação menos feliz de Tonel.

Polga –3- Qualquer semelhança entre este Polga e o da era de Peseiro é pura ficção!

Caneira –3- Da esquerda para a direita e uma exibição como já nos habituou.

Miguel Veloso –3- Começa a ser uma peça imprescindível no esquema táctico de Paulo

Tello –3- Tão bem no meio como na lateral esquerda da defesa leonina. Raramente erra um passe.

Moutinho –3- Dele se esperam rasgos de génio mas nem sempre é possível.

Yannick –3- Subiu de rendimento a jogar na posição 10.

Liedson –3- Quem resolveu foi Nani mas o 31 esteve na jogada.

Alecsandro –3- Pôs em sentido a defensiva russa.

Paredes –3- Finalmente! Deu consistência ao meio campo. Vai ser titular frente ao Leiria, tenho essa convicção.

João Alves –1- Entrou para ajudar a segurar o empate. Deixou escapar um russo mas Tello solucionou Bento.

Spartak 1 SPORTING 1

  • Que dizer de um jogo que apenas se consegui ver o resumo? Pouco, a não ser que se leia o que os vários sites dizem. Vamos então ver:

O mais futebol descreve o Sporting como uma equipa fria e de grande nível. Tonel e Miguel Garcia são apontados neste site como os grandes réus do golo moscovita e tal se pode comprovar no resumo com que a RTP nos brindou.
A adaptação ao relvado explica, no entender do mais futebol, a demora do Sporting a reagir ao resultado adverso e até aos 49 minutos o jogo foi sempre do Spartak e Ricardo brilhava nas redes leoninas.
O mais futebol destaca as substituições feitas por Paulo Bento (Garcia/Alecsandro e Tonel/Paredes) como o ponto de viragem no jogo. Depois, bem depois… veio o golão de Nani e depois foi só gerir. O mais futebol termina dizendo que Ricardo foi imperial e Nani decisivo.

O site da UEFA também atribui a “culpa” do golo moscovita a Tonel e iliba Ricardo. De novo bem à baila a inadaptação do Sporting ao piso sintético e as grandes dificuldades com a pressão russa mas, aos poucos, os leões soltaram-se, no entanto até ao intervalo foi sempre o Spartak que esteve mais perto do 2-0 do que o SCP do 1 a 1.
Na segunda parte, ainda segundo o site oficial da UEFA, o Spartak entrou com tudo, à procura do 2-0. O golo de Nani é o ponto de viragem pois o Sporting passou a dominar os acontecimentos. O site da UEFA destaca também o trabalho de Liedson no lance do golo.

O site Sportugal fala de Nani, como não podia ser, como a grande figura leonina e também aqui é salientado as dificuldades do Sporting em se adaptar ao piso sintético e o golo madrugador também não ajudou. Para o Sportugal o Sporting equilibrou o jogo a partir dos 20 minutos e diz que Liedson quase marcava aos 25 da primeira parte. Sobre a segunda parte o site aqui em questão fala do golo do Sporting como o ponto de mudança no jogo e este site é o primeiro a destacar o trabalho de Carlos Paredes. Nos últimos minutos voltou o sufoco para o Sporting e aqui há um erro do Sportugal pois diz o seguinte “ o Spartak começou a acreditar que era possível vencer esta partida criando alguns lances de apuro junto à área de Tiago”. Tiago?!

Termino com o site da Marca. Diz este site espanhol que o Sporting consegui um ponto apesar de o Spartak ter um grande domínio de jogo e também aqui se destaca os problemas de adaptação do Sporting ao relvado sintético. Salienta-se aqui a baixa médias de idade leonina (21,4 anos), embora me pareça que as contas estão mal feitas, e as grandes dificuldades sentidas com o ataque moscovita pois a defesa jogou demasiada baixa.
Os russos perdoaram e Nani empatou é assim que a marca resume a segunda parte. Destaca-se aqui a entrada de Alecsandro que fortaleceu o ataque e a de Paredes que neutralizou o ataque russo.

A foto é do site do Sporting Clube de Portugal.

Observando os emprestados; Pedro Celestino

Grande exebição de Celestino no Olivais e Moscavide 2 Guimarães 1! Só não pode ser considerado o melhor em campo porque Hélio Roque, é pena não ser jogador do Sporting, fez gato sapato da defesa vimarenense na segunda parte. Foi o esteio do meio campo do Olivais, sempre no caminho da bola e arrancando passes milimétricos para os companheiros. Marcou de livre directo o primeiro golo do Olivais e Moscavide.

Observando os emprestados; Carlos Saleiro


No Olivais e Moscavide 2 Vitória de Guimarães 1 Carlos Saleiro jogou nas alas, primeiro na esquerda e depois na direita. Não teve muitas hipóteses de brilhar até porque estava a jogar fora da sua posição, mas na primeira parte numa grande arrancada pelo lado esquerdo flectiu para o centro e fez com que os adeptos gritassem golo mas a bola bateu nas redes laterais. No primeiro golo do Olivais reclamou-o como seu mas a verdade é que apenas estorvou os adversários, o golo foi de Celestino. Acabou substituído.

ACADÉMICO 1 Santacombadense 1

O Académico empatou, em mais um jogo de preparação, com o Santacombadense. Mais uma vez nada é dito no site. No título deste post poderemos encontrar a crónica do jogo feita pelo Diário Regional, ou então aqui, local de onde foi retirada a foto. Na foto, de branco, podemos ver o academista Emerson.

Moutinho o patrão!


João Moutinho –4- O melhor do Sporting. Foi ele que desequilibrou o jogo ao fazer aquele passe fantástico para Alecsandro facturar. “Ausentou-se” do jogo aos 30 minutos e o Sporting desapareceu. Voltou ao jogo quando abandonou a posição de trinco, o Sporting começou de novo a carburar, voltou a dar o golo a Liedson e a Romagnoli que não aproveitaram.

Ricardo –2- Não merece nota positiva porque teve uma saída falhada e disparatada que só não golo por inércia avense.

Miguel Garcia –3- Esteve bem a defender. Não subiu no terreno tal como sempre acontece.

Polga –3- Mais uma boa exibição, valha a verdade que não teve grande trabalho.

Miguel Veloso –3- Agora foi central. Não sabe jogar mal

Ronny –2- Foi uma má escolha de Paulo Bento como ele próprio reconhecerá já que o tirou para colocar Caneira. Não é o elemento indicado para ser o defesa esquerdo do Sporting com um relvado daqueles e sobretudo quando as armas do adversário são o físico tal como ficou provado com a cabeçada de Fredy ao poste,

Tello –3- O Sporting causou mais perigo pelo lado esquerdo que era o seu. Os remates de longe nunca lhe saíram bem ao contrário dos passes que raramente errou. Boa aposta de Paulo Bento.

Nani –2- A um jogador como Nani pede-se que desequilibre algo que nunca fez. O passe para o 2-0 é dele mas o maior “mérito” é de Paulo Musse.

Djaló –2- Irreverente. Apareceu na área por duas vezes em boa posição mas não conseguiu marcar.

Alecsandro –3- Marcou um golo e falhou outras duas boas oportunidades.

Liedson –2- Ainda não resolve. Apareceu três vezes em situação de marcar mas não o fez. Falta-lhe a confiança que só virá com os golos.

Caneira –3- Entrou e desde logo se sentiu que a equipa ficou mais segura.

Romagnoli –2- Apareceu por duas vezes em boa posição para fazer o 3-0 mas Paulo Musse primeiro e um remate disparatado depois tiraram-lhe o sonho. Espero que o banco tenha sido bom conselheiro.

Tonel –3- Entrou e logo tratou de descansar tudo e todos.

Aves 0 SPORTING CP 2

  • Tanta garganta do Professor Neca para quê? Era preciso um Sporting a 500% porquê? Porquê os mind games se não os sabe utilizar a seu favor? Queria ganhar com uma equipa que só sabe defender? Enfim…
  • Na minha opinião Paulo Bento pôs-se a jeito para haver surpresa só que do outro lado estava uma equipa demasiado encolhida no seu meio campo, que optou por uma táctica de preenchimento do meio campo, deixando de fora alguns elementos que lhe seriam muito úteis se tivessem entrado de início. Se ao recuo de Miguel Veloso pouco haverá a dizer não percebo muito bem porque é que a aposta nos laterias recaiu em Garcia e Ronny. Muito mal tem que estar Abel para Miguel Garcia ser o titular e Ronny é um jogador que não fecha bem ao centro o que se torna complicado quando uma equipa, como a do Aves, impõe o físico para criar perigo. O lateral esquerdo mostrou-se sempre muito inseguro, valeu-lhe o facto de Neca ter deixado no banco Jocivalter e Hernâni. O Sporting nunca teve a vitória em risco mas a verdade é que só foi uma equipa equilibrada quando Caneira entrou em campo e consequentemente com a saída de Ronny. Boa foi a leitura de Paulo Bento ao colocar Moutinho como trinco pois do outro lado como se previa estava um meio campo muito fraco em ideias.
  • Em resumo, bastou um Sporting a jogar quanto baste para ganhar a um Aves que nunca quis ganhar e que nada fez para empatar. Foi uma exibição não muito brilhante mas com um resultado excelente. Só lamento que o 2-0 não tenha surgido mais cedo e que não se tenha dado alguns minutos a Paredes.
    A arbitragem pactuou um pouco com a violência de certas entradas avenses que não foram devidamente castigadas disciplinarmente. Deu 3 minutos de descontos o que é raro num árbitro português. Foi um bom trabalho.
    Venham os russos!

Foto: Site do Sporting, link no título

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑